TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Ensaio Granulometria

Por:   •  1/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

 

 RELATÓRIO DE ENSAIOS DE GRANULOMETRIA E COMPACTAÇÃO DO SOLO

PROJETO INTEGRADOR II-A

CRISTIAN ROLAN, EDUARDO OTTO, HENRIQUE SCHMITT, VICTOR LUIS VIEIRA

Pelotas, agosto de 2022.


SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        2

2.OBJETIVO        3

3. ENSAIO DE GRANULOMETRIA        3

4. RESULTADOS        4

5. ENSAIO DE COMPACTAÇÃO        4

6. RESULTADOS        5


1.INTRODUÇÃO

A análise granulométrica envolve a peneiração do material e a pesagem subsequente de frações individuais combinadas a um método de separação de um devido material em grãos ou partículas em duas ou mais frações de tamanho, materiais grandes são presos acima de uma tela, enquanto materiais menores podem passar e ser retidos por outras telas inferiores.

Malhas ou peneiras podem ser usadas em pilhas, para dividir os grãos em várias frações de tamanho e assim determinar as distribuições de tamanho de partícula. Malhas ou peneiras são geralmente usadas em tamanhos de partículas maiores que aproximadamente 50 mícrons (0,050 mm).

Cada malha ou peneira é representada por um número que indica o número de fios cruzados por polegada quadrada, por exemplo: a malha número 8, possui 8 fios verticais e 8 fios horizontais, formando uma grade por polegada quadrada.

2.OBJETIVO

     O trabalho consiste na realização de um ensaio de granulometria e compactação, seguindo todas as normas necessárias para que os resultados atinjam o esperado desse material coletado.

         O ensaio de granulometria será realizado através do peneiramento com a finalidade de obter a curva granulométrica do agregado miúdo e do agregado graúdo, areia e brita respectivamente.

O ensaio de compactação será realizado com o intuito de obter a curva de compactação desse solo.

3. ENSAIO DE GRANULOMETRIA

Granulometria é o termo utilizado para medir, em porcentagem, a proporção relativa dos diferentes tamanhos dos grãos que constituem o agregado. A composição granulométrica tem grande influência nas propriedades futuras das argamassas e concretos.

Esse processo determina o diâmetro máximo do agregado, que significa a abertura da peneira em que fica retida uma percentagem igual ou inferior a 5%. A granulometria ainda determina qual o módulo de finura, ou seja, a soma das porcentagens retidas acumuladas divididas por 100.

O processo do ensaio de granulometria se inicia com o recebimento de uma amostra, primeiramente seco em estufa e resfriado à temperatura ambiente e com massa igual…O ensaio foi realizado tanto para areia quanto para brita.

As peneiras para o ensaio foram previamente preparadas, obedecendo uma série de critérios a fim de formar um único conjunto de peneiras, com abertura de malha em ordem crescente da base ao topo.

A amostra foi colocada sobre a peneira superior, evitando a formação de uma camada muito espessa do material, bem como o desperdício de material.

Foi realizada a agitação com movimentos laterais e circulares do conjunto de peneiras, por um minuto, para permitir a separação e classificação dos diferentes tamanhos de grão da amostra.

4. RESULTADOS

        

Peneiras (mm)

Massa Retida (g)

% Retida

% Acumulada

4,8

2,8

0,56

0,56

2,4

38

7,6

8,16

1,2

108

21,6

29,76

0,6

172,8

34,56

64,32

0,3

157,5

31,5

95,82

0,15

0,2

0,04

95,86

FUNDO

20,7

4,14

100

Módulo de finura [pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (110.7 Kb)   docx (37.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com