TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Experimental Potenciometria e Condutimetria

Por:   •  11/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.920 Palavras (8 Páginas)  •  867 Visualizações

Página 1 de 8



[pic 1]

Relatório Experimental

Potenciometria e Condutimetria

Análise Instrumental   -  LOQ4001  -   Profª Drª Maria da Rosa Capri    -  24/09/2012

Alunos:

Bruno Rossi da Cunha                 nº 7130846

Edson de Almeida Vidal Junior    nº 7130568

1 – Sumário

Neste relatório consta o que foi aplicado em laboratório, tratam-se dos métodos eletroanalíticos com o objetivo de verificar a concentração de ácidos fracos e ácidos fortes contidos em solução a partir de: titulação potenciométrica e titulação condutimétrica.

A potenciometria foi aplicada na determinação da concentração de HCl em solução e a Condutimetria foi aplicada para determinação das concentrações de HCl e CH3COOH em uma mistura.

Ao final da titulação potenciométrica foram obtidos valores de pH e potencial, e na titulação condutimétrica foi obtida  a condutividade. Com os resultados aplicou-se o método da primeira e segunda derivada na potenciometria e o método das tangentes para a condutimetria. Assim, encontrou-se o ponto de equivalência de ambas as soluções e, consequentemente, a concentração real de cada solução ou mistura aplicada.

2 - Introdução

Os métodos eletroanáliticos por meio de potenciometria e condutimetria vêm sendo conduzidos amplamente em laboratórios de análise e até mesmo em processos de grande escala de indústrias. Esse relatório visa apresentar os métodos de análise por meio de potenciometria e condutimetria que foram realizados no laboratório dessa instituição de ensino. Bem como apresentar o método utilizado, ocorrerá a apresentação dos dados coletados, a plotagem dos gráficos necessários bem como tabelas.

O método potenciométrico é baseado em medidas de potencial de uma célula eletroquímica na ausência de valores apreciáveis de corrente. A potenciometria é muito utilizada para identificar o ponto final de titulações e também na determinação direta da concentração dos íons empregando eletrodos íon-seletivos.

O método condutimétrico é baseado em medidas de condutividade elétrica em uma solução. A condutividade é uma medida da “facilidade” com que uma solução conduz corrente elétrica.

3 – A titulação potenciométrica.

A potenciometria é um método quantitativo instrumental destinado à determinação de concentrações e atividades de espécies iônicas em solução, mediante variações de pH e diferenças de potencial de uma célula constituída de dois eletrodos, um indicador e um de referência, ambos imersos na solução de estudo. A potenciometria é uma aplicação direta da equação de Nernst:[pic 2]

O eletrodo que toca a solução de concentração desconhecida é chamado de eletrodo indicador. O eletrodo que toca a solução de concentração conhecida é o eletrodo de referência. A medida de potencial observada trata-se basicamente da seguinte equação:[pic 3]

[pic 4]

O eletrodo indicador que usamos para medida de pH foi o eletrodo de vidro.

O ponto final dessa titulação pode ser encontrado aplicando-se os métodos da primeira e segunda derivadas, na primeira derivada há um ponto de inflexão bem visível e na segunda derivada há intersecção da curva com o eixo, facilitando encontrar a medida de volume de titulante adicionado:[pic 5]

4 – A titulação Condutimétrica.

A titulação condutimétrica baseia-se na substituição de íons de certa condutividade por íons de condutividade diferente, como exemplo: a adição de base a um ácido, a condutância diminui devido à substituição do íon hidrogênio, de alta condutividade, por outro de condutividade menor.

Nessa titulação a medida de condutância é anotada, que revela a capacidade de conduzir corrente elétrica em uma solução. Conforme a adição de base ocorre variação da condutância gerando uma descontinuidade gráfica, baseado nessa variação e descontinuidade pode-se verificar o ponto final da titulação:

[pic 6]

5 - Objetivos

O relatório visa apresentar como utilizar os equipamentos laboratoriais associados à potenciometria e condutimetria. Bem como apresentar, a partir de testes realizados em laboratório, tabelas, gráficos e informações relevantes sobre o que foi realizado em laboratório.

No caso da Potenciometria o relatório contem a tabela com os dados anotados em laboratório, gráficos de titulações e suas derivadas e também a apresentação do cálculo do pH no ponto de equivalência aplicando os métodos exemplificados em literatura e explicados durante as aulas de potenciometria.

No caso da Condutimetria o relatório visa apresentar, a partir dos dados coletados em laboratório, como calcular a concentração de diferentes substâncias contidas na solução de análise bem como gráfico da condutividade corrigida.

Em linhas gerais, o objetivo geral é exemplificar graficamente o uso das ferramentas dos métodos eletroquímicos para cálculos titulométricos e também apresentar a concentração real dos titulados.

6 - Materiais e Métodos

Esse tópico do relatório visa apresentar a aparelhagem usada no laboratório e como ela foi utilizada.

  • Potenciometria:

- 25 ml da amostra com HCl (0,1M).

- 20 ml de água destilada.

- Solução de NaOH (0,1035M).

- Béquer 150 ml.

- Proveta 25 ml.

- Béquer 250 ml.

- Pipeta Volumétrica.

- Pêra (pipetador).

- Pisseta com água destilada.

- Bureta.

- Suporte Universal.

- Garra.

- Agitador Magnético com peixinho.

- Potenciômetro.

- Eletrodos: de vidro para medida de pH e de calomelano.

Inicialmente lavaram-se todas as vidrarias com água de torneira e detergente. A seguir, água destilada foi rinçada nas vidrarias, com auxílio de uma pisseta, para retirada de resíduos de água da torneira que podem conter íons livres que atrapalhariam a análise. Depois, a bureta foi rinçada com NaOH uma vez e, em seguida, completou-se o volume da mesma.

A seguir, colheu-se uma quantidade de HCl num béquer de 250 ml, com ajuda de uma pipeta volumétrica e pêra, colheu-se 25 ml desse ácido e adicionou-o em um béquer de 150 ml. Depois, adicionou-se 20 ml de água destilada em uma proveta, esse volume foi adicionado no béquer de 150 ml que já continha 25 ml de ácido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (376.4 Kb)   docx (254.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com