TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Experimental Soluções

Por:   •  21/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.632 Palavras (7 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Instituto de Ciência e Tecnologia

Campus São José dos Campos

RELATÓRIO CIENTÍFICO

SOLUÇÕES

Natália Cristina Santos de Campos

Talyta Mingoni Carvalho

Disciplina: Química Geral Experimental

Professora: Marli Leite de Moraes

Turma NA

31 de agosto de 2018[pic 2]

  1. INTRODUÇÃO

        Desde os tempos antigos a raça humana sempre fez uso da química como ferramenta para impulsiona-la em direção ao futuro. Ao tratar-se sobre química, é conveniente falar sobre soluções químicas, pois estas estão sempre presentes na vida do ser humano, desde a água do mar, no preparo de um alvejante de roupas e até mesmo o preparo de um suco.

        Mencionada a importância de soluções químicas na vida humana, este experimento veio consolidar os conceitos experimentais, através do preparo de uma solução comum muito utilizada na vida cotidiana, que é o preparo de um suco industrial.

        Conforme descrito por BROWN[1] uma solução consiste em uma mistura homogênea de uma ou mais substâncias, ou seja, uma composição totalmente uniforme.

  1. OBJETIVOS

        Este experimento visou consolidar conhecimentos teóricos sobre soluções químicas através da realização de uma, neste caso o preparo de um refresco comercial. Dando ênfase nas quantidades ideais de soluto e solvente para um melhor aproveitamento.

  1. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

        Após familiarizar-se com as vidrarias e demais materiais necessários para a realização do experimento, foi realizado o cálculo da massa de refresco necessária para o preparo das soluções, da seguinte maneira   obtendo o resultado:[pic 3]

.[pic 4]

        Para a realização da medida da massa do refresco, o béquer de 50ml foi posicionado sobre a balança e tarou-se a mesma. Com o auxílio de uma espátula, o conteúdo do pacote de refresco industrial foi colocado em pequenas quantidades dentro do béquer vazio, até obter-se um valor bem próximo de 2g, mais precisamente 2,0046g. Em seguida adiciona-se aos poucos a água destilada ao recipiente, dissolvendo parte do refresco e, utilizando um funil, o conteúdo liquido foi transferido para um balão volumétrico. Repetiu-se o acréscimo de água até que toda a matéria sólida do refresco fosse dissolvida e a transferência alcançasse a marca de 50mL do balão volumétrico.

        Fazendo uso de uma fita indicadora universal, mediu-se o pH da solução, comparando o resultado com a tabela de cores de pH e anotando o resultado obtido, que se encontra próximo de 2.0. Para a realização de cálculos posteriores, anotou-se as informações contidas no rótulo do refresco.

        Partindo da concentração inicial da solução estoque, foi calculado o volume necessário para preparar 25mL das soluções diluídas com as concentrações 4,00; 0,40 e 0,04 g/L da seguinte forma:

[pic 5]

        Onde Ci representa a concentração inicial, Vi o volume inicial, Cf a concentração final e Vf o volume final, obtendo-se, respectivamente, os seguintes resultados: Vi = 2,5mL; Vi = 0,25mL e Vi = 0,025mL.

        Para o preparo da solução diluída de 4g/L, foi usado a pipeta graduada de 25mL para obter-se 2,5mL da solução estoque. Completou-se com água destilada até alcançar a marca de 25mL. Com o auxílio da fita indicadora, o pH 3,0 foi encontrado.

        Por necessitarem de volumes muito baixos da solução estoque, para o preparo das soluções 0,40g/L e 0,04g/L utilizou-se a micropipeta. Da mesma forma, mediu-se os valores de pH 5,0 e 7,0 respectivamente.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

        Após a prática experimental, foi-se possível realizar o cálculo da concentração de vitamina C presente no suco para todas as soluções feitas.

        Para o cálculo na solução de 40,0 g/L, foi pego no rótulo do suco as informações sobre a quantidade de vitamina C presente em uma determinada porção. Em 5g de pó de suco, havia 7 mg de vitamina C, então foi calculado para a quantidade utilizada no experimento (2,0046g):

                                                 5 g ------------ 7mg

                                         2,0046 g ----------- x

                                     x = 14,0322 / 5 = 2,80644 mg

        Convertido para gramas, foi encontrado 0,003 g de vitamina C.

        Após isso, foi necessário calcular a quantidade de mols de 0,003g de vitamina C. Utilizando a massa molar de 176 g/mol do ácido ascórbico em questão, foi realizada a operação:

                                           176 g ---------- 1 mol

                                         0,003g ---------- x

                                  x = 0,003 / 176 = 0,00001705 mol

        Com a quantidade de mols do ácido presente na solução e o volume da mesma (0,05 L), a concentração de vitamina C é calculada pela quantidade de mols dividido pelo volume:

        M = 0,00001705 mol / 0,05 L = 0,000341 = 3,41 x 10-4.

        Devido as outras soluções preparadas serem valores derivados da primeira, não foi necessário realizar o cálculo de todas elas, conforme mostra a tabela:

Tabela 1 – Concentração de Vitamina C

Solução (g/L)

Concentração de Vitamina C (mol/L)

40,0

3,41 x 10-4

4,0

3,41 x 10-5

0,4

3,41 x 10-6

0,04

3,41 x 10-7

        Na solução, a Vitamina C (ácido ascórbico) entra em contato com a água, ocorrendo assim uma dissociação iônica, formando um cátion hidrônio (H3O+) e um ânion, conforme descrito na reação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (296.7 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com