TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Laboratório Propriedade dos Materiais Civis

Por:   •  29/3/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.921 Palavras (12 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

ESCOLA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA

RELATÓRIO EXPERIMENTAL

PROPRIEDADES DOS MATERIAIS

PROFª MICHELLI SILVESTRE

2015

[pic 3][pic 4]

EQUIPE

Bruno Arimura – 20548373 – Vila Olímpia - Noturno

Bruno Romanezi – 2045998 – Vila Olímpia - Noturno

Caroline Martinez – 20557568 – Vila Olímpia - Noturno

Eric Marques – 20331886 – Vila Olímpia – Noturno

Vinicius Alan dos Santos – 20338605 – Vila Olímpia - Noturno

LABORATÓRIO DE PROPRIEDADE DOS MATERIAIS CIVIS

LABORATÓRIO DE AGREGADOS

Massa específica γ  NBR 9937 – Agregados Miúdos e Graúdos

Massa unitária (d) NBR 7251 –  Agregados Miúdos e Graúdos

Massa unitária (d) NBR 7251 - Queima ao Fogo

Massa unitária (d) NBR 7251 - Umidímetro (Speedy)

[pic 5][pic 6]

1. INTRODUÇÃO

Este relatório tem por objetivos, explanar nossas experiências nos ensaios de massa unitária, massa específica e umidade de materiais agregados, realizado no dia 06 de maio de 2015 onde aplicamos conceitos técnico-científicos para analisar a importância de manter características nos agregados analisados e o ensaio de rompimento de corpo de prova realizado no dia 27 de maio de 2015, onde ensaiamos por compressão os corpos de prova moldados 28 dias antes, ou seja dia 22 de abril de 2015. E também ensaios granulométricos dos agregados areia e brita realizados na mesma data.

O estudo dos materiais agregados tem como principal objetivo conscientizar-nos sobre a importância de ter um conhecimento, não só técnicos como também científicos desses materiais, suas aplicações e conceitos de utilização, principalmente no concreto, tornando-nos capazes de dosar não somente nos ensaios, mas também no cotidiano da profissão por nós escolhida.

Na construção civil, os agregados são materiais granulares, sem forma e volumes definidos, de dimensões e propriedades estabelecidas para uso em obras de engenharia civil, tais como, a pedra britada, o cascalho e as areias naturais ou obtidas por moagem da rocha, além das argilas e dos produtos industriais. A utilização dos agregados representa um grande ganho em economia, pois os mesmos são abundantes em todo o planeta e por esse motivo são de custo reduzido, baixando o custo dos concretos e argamassas, produtos tão utilizados pelo mundo.

No decorrer deste relatório, iremos pautar detalhadamente os instrumentos usados, os métodos e procedimentos usados, os dados encontrados e as conclusões que se tira deste trabalho.

Como citado acima, realizamos ensaios para determinação da massa unitária, massa específica e umidade no dia 06 de maio e os ensaios granulométricos e ensaio de ruptura de corpo de prova no dia 27 de maio.

A massa unitária de um agregado é a relação entre sua massa e seu volume sem compactar, considerando-se também os vazios entre os grãos. É utilizada para transformar massa em volume e vice-versa. Massa unitária compactada é a relação entre sua massa e seu volume compactado segundo um determinado processo, considerando-se também os vazios entre os grãos. Pode ser feita com um único agregado ou com uma composição destes.

Para o ensaio de massa específica recorremos ao método do picnômetro, este método permite grande rapidez na obtenção do resultado, porém não oferece grande precisão. Contudo, seus resultados são perfeitamente aceitáveis na maioria das aplicações em tecnologia do concreto.

Posteriormente realizamos o ensaio para determinação da umidade do agregado, no caso areia, teor de umidade do agregado é por definição a relação expressa em porcentagem entre a massa total da água envolvida na superfície dos grãos dos agregados a qual preenche os poros permeáveis do agregado em relação a sua massa seca. É realizado para corrigir a água de amassamento do concreto e informar a relação água/cimento com exatidão. Para tal utilizamos o método do fogareiro. Neste método o material será secado rápido, até constância de massa, através de calor transmitido pelo fogareiro.

Iniciamos o dia 27 de maio realizando os ensaios granulométricos. Granulometria é o termo utilizado para medir a proporção relativa, em porcentagem, dos diferentes tamanhos dos grãos que constituem o agregado. A composição granulométrica tem grande influência nas propriedades futuras das argamassas e concretos. É determinada por meio de peneiramento, através de peneiras com determinada abertura constituindo uma série padrão. A granulometria determina, também, o diâmetro máximo do agregado, que é a abertura da peneira em que fica retida uma percentagem igual ou imediatamente inferior a 5%. Outro índice importante determinado pela granulometria é o módulo de finura, que é a soma das porcentagens retidas acumuladas divididas por 100.

As grandes exigências requeridas para um projeto é a resistência à compressão. Para esse caso devemos especificar um material que possua boa resistência à compressão, que não se deforme facilmente e que assegure boa precisão dimensional quando for solicitado por esforços de compressão.

O ensaio compreende um esforço axial que tende a provocar um encurtamento ou até o rompimento do corpo submetido a este esforço. Em ensaios de compressão realizados em concretos, são produzidos corpos-de-prova com dimensões padronizadas e são submetidos a uma força axial distribuída de modo uniforme em toda seção transversal do corpo-de-prova, que só é possível com o auxílio de uma base de enxofre que planifica a superfície irregular do corpo de prova.

Este tipo de compressão é o mais indicado para avaliar essas características de materiais frágeis, como o caso do concreto.

 

2. MASSA ESPECÍFICA DOS AGREGADOS (γ) – NBR 9937

2.1 Objetivo.

Este ensaio prescreve o método para determinação da massa específica dos Agregados Miúdos com a areia e os Agregados Graúdos como a brita e a argila expandida, através da coleta de dados como a massa do agregado, o volume de água e a leitura métrica do frasco volumétrico “Lê Chatelier”. A determinação da massa especifica dos agregados é determinada através do volume ocupado pela massa. Vale ressaltar que neste experimento os vazios serão desconsiderados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (725.4 Kb)   docx (171.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com