TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Palestra Agrometal

Dissertações: Relatório Palestra Agrometal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 2

A pedido do professor Fabio Regis fomos assistir uma palestra de agricultura de precisão na cultura de cana-de-açúcar,no evento denominado agrometal no dia 02 de outubro de 2013 no período vespertino.

O palestrante abordou o uso do penetrometro integrado a um quadriciclo coordenado por GPS, e fez bastante propaganda a respeito de seus produtos.

A utilização intensiva de máquinas e equipamentos agrícolas em todas as etapas de produção ocasiona mudanças nos atributos físicos do solo, que podem ser verificadas em superfície ou subsuperfície, principalmente através da formação de camada compactada (ROQUE et. Al. 2003).Um dos métodos de avaliação da camada compactada é a utilização de penetrógrafos e segundo

Bianchini et. Al. (2002) a automação da coleta de dados de resistência mecânica do solo à penetração (RMSP) é a opção mais adequada para o levantamento de informações a respeito da compactação de solos, no âmbito da agricultura de preci são.

Com isso, surge a necessidade de adaptação de um penetrógrafo a um meio de transporte motori zado capaz de trabalhar em grandes áreas. Trata-se de um quadriciclo adaptado, que leva consigo um penetrógrafo eletrônico georreferenciado utilizado para avaliar a RMSP.

Torna-se necessário então, caracterizar e ident ific ar a camada compactada no perfil do solovisando diminuir os danos físicos, químicos e biológicos do solo. Assim, minimiza-se a degradaçãodo solo, onde e os benefícios são o aumento de produtividade, diminuição da erosão e escoamento superficial.

O tráfego das máquinas na entrefileira de cana-de açúcar causou alterções nas condições físicas no perfil do solo, afetando os valores médios de RMSP até 50 cm de pro fundidade, com a média da RMSP se apresentando superior quando comparada à média da fileira.

Componentes implantado no quadriciclo;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com