TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório: Potencial de ação

Artigo: Relatório: Potencial de ação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Artigo  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O potencial de ação é um fenômeno de natureza eletro-química e ocorre devido a modificações na permeabilidade da membrana do neurônio. Essas modificações de permeabilidade permitem a passagem de íons de um lado para o outro da membrana. Como os íons são partículas carregadas eletricamente, ocorrem também modificações no campo elétrico gerado por essas cargas. ( CARDOSO, Silvia H ; MELLO, Luciana C. de MSc e SABANATTI, Renato M.E, 2000; ) . Ao sofrer alguns estímulos as pessoas os sentirão devido ele causar a despolarização, ocorrendo momentaneamente a repolarização até que possa chegar ao sistema nervoso central (SNC), chegando como uma resposta, como por exemplo, sensações de dor, ardência, cócegas dentre outras reações. Um típico potencial de ação em uma célula excitável dura apenas alguns poucos milésimos de segundo, podendo ser classificado nas seguintes fases: despolarização, repolarização e repouso. Na fase de desapolirazação a membrana se encontra mais permeável aos íons de sódio e aumenta o potencial em direção a positividade. No segundo citado, os canais de sódio se fecham e assim os canais de potássio se abrem mais do que o normal. Já na fase de repouso ocorre as condições normais encontradas na membrana celular antes da mesma ser excitada e depolarizada. É nesta fase que a permeabilidade aos íons potássio e a célula rapidamente retornam ás suas condições normais. O fato de sentir o estímulo de forma rápida ocorre devido alguns fatores. De acordo com Belem, Glauber, Graciano, Quinteiro, Hugo e Garcia (2009) existem duas características do neurônio que tornam-se particularmente importantes ao considerarmos quão rapidamente um impulso pode passar pelo axônio: a mielinização e o diâmetro do neurônio.

No decorrer do relatório será dado ênfase ao tema “Potencial de ação” mostrando a aula prática e seus resultado diante dela ministrada pelo docente Roldi.

Materiais e métodos

No laboratório, ao dar início a aula prática foi disponibilizado objetos de estudo para que pudessem ser utilizados pelos discentes, sendo eles: água, martelo, tesoura, pinceis, agulha e pena. Antes que a atividade fosse colocada em prática, houve o uso de vendas para que os alunos não estivessem cientes dos estímulos que seriam induzidos.

Sobre a orientação do professor foi proporcionado a formação de grupos, sendo eles dispostos em bancadas diferentes, onde através de um sorteio um integrante foi escolhido para conduzir os impulsos atrás dos materiais citados a cima, quanto os outros, com os olhos vendados transmitiam reações diversas que seriam anotadas fazendo com que a experiência fosse analisada e concluída.

Resultados

Para se obter os resultados foi necessário que a aluna sorteada Jamili Montovani estimulasse e anotasse a reação de cada aluna em estudo, onde foram apontadas as seguintes análises:

A discente Marcela Corteletti com os seguintes materiais, obteve tais estímulos:

 Pena: teve como reações, gritos e a locomoção de seu corpo do assento.

 Agulha: teve como reação imediata gritos seguido de dor.

 Martelo: sua inicial reação foi o deslocamento da perna esquerda para frente.

 Água: sem muitas reações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com