TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Propriedades Físicas do Cimento

Por:   •  15/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.893 Palavras (8 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

ESCOLA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA

1º RELATÓRIO EXPERIMENTAL

PROPRIEDADES DOS MATERIAIS

PROFª MICHELLI SILVESTRE

2015


 

Grupo

Bruna Aquino – 20605174 – Vila Olímpia - Noturno

Carolina Akemi – 20392935 – Vila Olímpia – Noturno

Fernando César – 20608879 – Vila Olímpia – Noturno

Fernando Henrique – 20407869 – Vila Olímpia – Noturno

Gabriel Bruno – 20414008 – Vila Olímpia - Noturno

Kim Yoshii – 20374378 – Vila Olímpia - Noturno

Sanny Chaves – 20554585 – Vila Olímpia - Noturno

PROPRIEDADES FÍSICAS DO CIMENTO

 

 

 

 

 

OBJETIVO

Este conteúdo tem como objetivo demonstrar dados obtidos em laboratório através de ensaios seguindo normas da ABNT. Esse tipo de ensaio é útil para traçar características das propriedades do cimento, como a massa específica, peso específico e a massa unitário. A precisão dos resultados e o conhecimento das características achadas são importantes para aprimorar o desempenho do cimento e a aplicação em lugares mais apropriados a esse desempenho.

Os dados obtidos podem sofrer alterações devido a variáveis externas, como a temperatura, por esse motivo é descrito com detalhes todo o procedimento e as condições em que o ensaio foi feito.

INTRODUÇÃO

O Cimento Portland é muito utilizado na construção civil por sua resistência; recebe esse nome por apresentar cor e propriedades de durabilidade e solidez semelhantes às rochas da ilha britânica de Portland; fácil moldabilidade e trabalhabilidade (estado fresco) e alta durabilidade e resistência a cargas e ao fogo (estado duro). Na forma de concreto, torna-se uma pedra artificial, que pode ganhar formas e volumes, de acordo com as necessidades de cada obra.

O Cimento pode ser definido como um pó fino, é composto de clinquer (calcário e argila) e de adições (gesso, as escórias de alto-forno, materiais pozolânicos e materiais carbonáticos), pertence a classe dos materiais classificados como aglometantes hidraúlicos, esse tipo de material em contato com a água entra em processo físico-quimico, tornando-se um elemento sólido com grande resistência a compressão e resistente a água e a sulfatos. Depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido à ação da água, o cimento não se decompõe mais.

Os silicatos de cálcio são os principais constituintes do cimento Portland, as matérias primas para a fabricação devem possuir cálcio e sílica em proporções adequadas de dosagem.

As propriedades físicas do cimento Portland são consideradas sob três aspectos distintos: propriedades do produto em sua condição natural, em pó, da mistura de cimento e água em proporções convenientes de pasta e, da mistura da pasta com agregado padronizado - as argamassas.

Com diferentes adições durante a produção, se transforma em um dos cinco tipos básicos existente no mercado brasileiro:

  • CP I – Cimento portland comum
  • CP I-S – Cimento portland comum com adição
  • CP II-E– Cimento portland composto com escória
  • CP II-Z – Cimento portland composto com pozolana
  • CP II-F – Cimento portland composto com fíler
  • CP III – Cimento portland de alto-forno
  • CP IV – Cimento portland Pozolânico
  • CP V-ARI – Cimento portland de alta resistência inicial
  • RS – Cimento Portland Resistente a Sulfatos

ENSAIO 1:

MASSA ESPECÍFICA DO CIMENTO ()[pic 1]

Massa específica é a massa da unidade de volume, excluindo os vazios permeáveis e os vazios entre os grãos. É determinada através do picnômetro, da balança hidrostática ou pelo frasco de Chapman.  

Caso não seja possível determina-la, pode-se adotar o valor de 2,70 kg/dm3 para os agregados miúdo e graúdo e de 3,10 kg/dm3 para o cimento.

Quando se conhece a massa específica do cimento é possível controlar os teores de escoria e pozolana na mistura com o clínquer e o gesso, durante a fabricação de cimento Portland de alto forno e pozolânico e é um dado necessário para o cálculo da finura pelo método da permeabilidade ao ar, além de um dado importante no cálculo do desgaste de concretos e argamassas.

MATERIAL UTILIZADO

  • Frasco de Lê Chatelier
  • Funil de Vidro
  • Espátula
  • 50 gramas de Cimento
  • 250ml de Querosene

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Inicialmente foi apresentado o material a ser utilizado no experimento.

[pic 2]

O Frasco de Lê Chatelier foi colocado sobre a bancada plana com o objetivo de ser efetuada a leitura do volume de Querosene, onde foi analisado que o volume do líquido correspondia a 250,2ml. Essa é a leitura inicial do experimento (Lo).

[pic 3]

Em seguida o funil foi encaixado no bocal do frasco para que o cimento fosse acrescentado ao querosene. A escolha do líquido é feita devido ao fato do mesmo não reagir junto ao cimento, permitindo assim que não haja alteração na massa específica do cimento.

[pic 4]

É importante lembrar que as quantidades dos materiais já foram previamente disponibilizadas aos grupos, de forma que, diferentemente do proposto pelo experimento, não foi necessário o uso da balança. Também não foi efetuado pelos grupos o resfriamento do frasco com querosene, esse feito anteriormente pelos responsáveis do laboratório ao prepararem o material.

O cimento (50g) começou a ser inserido no frasco pelo funil, com o auxílio da espátula. Para que não haja perda de material, que pode ocorrer com o acúmulo de material na parede do frasco, esse processo deve ser feito gradativamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (731.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com