TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Canal Experimental Hidráulico

Por:   •  14/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 4

Centro Universitário do Norte-UNINORTE[pic 1]

Relatório do Ensaio de Canal Experimental Hidráulico

Manaus-AM

2018


Ageane Oliveira de Sousa 14151740

Demilço Valdemar Vivian Junior 12441872

João Batista Venturelle 18211615

Kerem Jemima Freire Oliveira 14296462

Neidiane Alves Lourenço 13309960

Ensaio de Vazão e Ressalto Hidráulico

[pic 2]

Manaus-AM

2018

Sumário

Introdução        2

Objetivos        2

Materiais e métodos        2

Cálculos requeridos        2

Vazão        2

Ressalto        2

Escoamento Crítico        2

Profundidade Crítica        2

Conclusão        2

Referências        2


Introdução

O Canal para Experimentos Hidráulicos é um equipamento utilizado para apresentar os fenômenos reais em forma visual, facilitando o ensino das matérias que tratam dos fluidos e seus escoamentos. O canal apresentado foi projetado para a exploração de experimentos onde o fluido utilizado a substância é água, permitindo a visualização. Neste experimento pudemos observar a vazão e o ressalto hidráulico.

A vazão é o volume de determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto livre ou forçado, por uma unidade de tempo. Ou seja, vazão é a rapidez com a qual um volume escoa. Vazão corresponde à taxa de escoamento, ou seja, a quantidade de material transportado através de uma tubulação, por unidade de tempo.

O ressalto hidráulico é o fenômeno que ocorre na transição de um escoamento torrencial ou super crítico para um escoamento fluvial ou sub crítico. O escoamento é caracterizado por uma elevação brusca no nível d’água, sobre uma distância curta, acompanhada de uma instabilidade na superfície com ondulações e entrada de ar do ambiente e por uma consequente perda de energia em forma de grande turbulência.

No presente relatório será apresentado o experimento feito em laboratório coordenado pelo Prof. Dr. Arnaldo Machado da Silva que nos mostrou passo a passo para o experimento onde pudemos tirar dados para os cálculo necessários para encontra a vazão. Já no segundo experimento encontrar os dados para o ressalto hidráulico.

Objetivos


O objetivo deste relatório é apresentar os resultados obtidos em laboratório
para o experimento de determinação da vazão volumétrica, vazão de massa, vazão unitária e as velocidades 1 e 2. No segundo experimento o ressalto hidráulico para determinação da altura torrencial, número de Froude, altura do torrencial, altura crítica, velocidade crítica, energia específica, dispersão de energia e eficiência do ressalto. Assim determinar o tipo de ressalto e os seus devidos resultados.

Materiais e métodos

Os matérias necessários para realização do experimento 1 e 2 são:

Reservatório;

Caixa de retorno, com válvula de fundo;

Grupo de Moto-Bomba;

Canalização de alimentação;

Suporte fixo;

Base metálica do canal;

Canal em acrílico cristal;

Suporte regulável, para inclinar o canal;

Caixa de alimentação do canal, com regularizador de escoamento.

Régua;

No experimento 1, com a régua medir o volume do reservatório, abrir a válvula (mipel) em 3 milímetros, inclinar o canal em 60 cm no sentido positivo do eixo cartesiano, a distância do vertedouro até o fundo do canal deve ter aproximadamente 3,5mm, ele deve estar a uma distância de 277 cm, ligar a bomba de agua, a espessura da lâmina de água deve ter aproximadamente 1mm, depois disto calcular a vazão, vazão de massa, a velocidade no reservatório, calcular a velocidade na caixa de alimentação do canal e a vazão do canal e a vazão unitária próximo ao reservatório e próximo a caixa de alimentação do canal.

No experimento 2, medir a altura do torrencial, para calcular o número de Froude, a altura do fluvial, velocidade crítica, a dispersão de energia e a eficiência do ressalto.

Cálculos requeridos

Vazão

Para encontra a vazão volumétrica se deve calcular primeiro o volume e a área que neste caso o valor do comprimento é de 37,9 cm, altura 16,4cm, largura de 26,4 cm, que na equação estarão convertidos em metros e o tempo foi de 32,03 segundos.

  • Volume (V)

[pic 3]

  • Área 1 (A1)

[pic 4]

  • Vazão volumétrica (Qv)

[pic 5]

[pic 6]

V=volume

t=tempo

  • Velocidade 1 (v1)

[pic 7]

[pic 8]

  • Vazão de massa (Qm)

[pic 9]

[pic 10]

ρ= densidade da água

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (202.3 Kb)   docx (48.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com