TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Cinética

Abstract: Relatório de Cinética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Abstract  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

ANÁLISE DE CHAMAS

RESUMO

Maria do Socorro Crespo Ribeiro

Prática laboratorial realizada no dia 14 de maio de 2014 no laboratório de físico química na Universidade do Estado do Amapá com orientação do professor Líbio Diniz que objetivou o Teste de Chama que é um procedimento utilizado na Química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico de cada elemento. O teste envolve a introdução da amostra em uma chama e a observação da cor resultante. As amostras são manuseadas com fios de níquel-cromo, porém utilizamos clips previamente limpos com ácido clorídrico (HCl) para retirar resíduos de soluções anteriores.

Palavras - chave: Analise de chamas, íons metálicos.

INTRODUÇÃO

A prática teve como objetivo o teste de chama que baseado no fato de que quando uma certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação (Luz). Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama.

OBJETIVO

Este trabalho tem como finalidade realizar testes de chama, ou seja, observar as mudanças de cores nela ocorrida pela presença de sais e concluir a energia radiante de cada um deles.

PARTE EXPERIMENTAL

MATERIAIS

06 – Clips metálicos

01 - Espátula

01 - Bico de Bunsen

07 - Beque 50mLCapela;

01 - Balão volumétrico de 500 ml;

Fósforo.

REAGENTES

1,0g de Papel de Alumínio(Al) (lascas);

8,1ml de ácido clorídrico (HCl)

1,6g de hidróxido de sódio (NaOH)

PROCEDIMENTO

Para iniciar o experimento se separou todos os materiais necessários, procedendo à limpeza adequada com sabão e em seguida com água destilada da vidraria que seria utilizada, pra assegurar a não contaminação do experimento, antes de se iniciar o procedimento preparou-se todas as soluções que seriam necessárias.

Pesou-se 1g de alumínio picado em uma placa de Petri e reservou-se. Em outra placa de Petri pesou-se 1,6g de hidróxido de sódio que foi colocado em seguida em um Becker e adicionado 20ml de agua destilada e reservou-se, no balão volumétrico foi adicionado 1ml de agua destilada e após este procedimento levou-se para a capela onde foi adicionado com auxilio da pipeta 8,1ml de ácido clorídrico tampou-se o balão volumétrico e em movimentos leves agitou-se para homogeneizar a solução, em dois tubos de ensaio foram colocado o Al (alumínio picado) e colocados na grade com o auxilio de uma pipeta foi retirado 5ml da solução de NaOH e adicionado no tubo de ensaio contendo alumino o mesmo procedimento foi feito com o HCl adicionamos 5ml da solução no tubo de ensaio contendo alumínio. Depois de ocorrida a reação com auxilio de uma pinça de madeira o tubo de ensaio foi levado até o bico de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com