TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatórios Física Experimental

Por:   •  10/10/2018  •  Artigo  •  2.143 Palavras (9 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 9

FISICA TEÓRICA E EXPERIMENTAL I – RELATÓRIO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS

THEORETICAL AND EXPERIMENTAL PHYSICS – LABORATORY PRACTICES REPORT

Daniel Viana da Silva

Marcelo Ferreira Rodrigues

Raphael Andrade

Thiago Antonio Sousa Loura

Juliana Nunes Oliveira Pinto

Resumo: A física teórica e experimental é o campo de estudo e observação de fenômenos físicos a fim de coletar dados sobre o universo. Serão apresentados relatórios provenientes de práticas laboratoriais de simulação destes fenômenos físicos. Com auxilio de equipamentos específicos foram realizados experimentos laboratoriais seguindo roteiros preestabelecidos de prática e análise correspondentes aos temas: Movimento Retilíneo Uniforme, Encontro de corpos, Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado, Queda de corpos e Lançamento Oblíquo. Em cada prática obtêm-se dados representados em gráficos de como se relaciona cada parâmetro de observação, consegue-se identificar e descrever sistemas de referência, repouso, movimento e trajetória, caracterização dos movimentos retilíneos e de lançamento, posição, tempo e alcance médio de um projétil, encontro de corpos em um determinado tempo.

Palavras-chave: Práticas Laboratoriais. Física Experimental. Relatórios.

Abstract: Theoretical and experimental physics is the field of study and observation of physical phenomena in order to collect data about the universe. The objective of this article is to present reports from laboratory practices of simulation of these physical phenomena. With the aid of specific equipment, laboratory practices were performed following pre-established routines of practice and analysis corresponding to the themes: Uniform Rectilinear Movement, Body Encounter, Uniformly Accelerated Rectilinear Movement, Body Fall and Oblique Launch. In each practice obtain data represented in graphs of how each observation parameter is related, can identify and describe reference, rest, movement and trajectory systems, characterization of the rectilinear and launch movements, position, time and average range of a projectile, meeting bodies at a given time.

Keywords: Laboratory Practices. Experimental physics. Reports.

1. INTRODUÇÃO

Explicar os fenômenos físicos baseado em cálculos matemáticos e conceituais, observar tais fenômenos através de experimentos são objetivos da física experimental desde a época de Galileu, Descartes e outros. Apresentar relatórios dos experimentos conforme roteiros, simular, observar, coletar dados, sintetizar, a fim de compreender cada aspecto das grandezas e fenômenos físicos trata-se do objeto deste compilado. A física experimental procura conhecer, além do fenômeno, suas causas e leis aplicando métodos de medição e comparação de grandezas com outras de mesma espécie. Auxiliando a estas medições tem-se o sistema internacional de unidades (SI) cujo objetivo é escolher um numero mínimo de grandezas fundamentais as quais se podem exprimir outras grandezas derivadas e definir suas unidades.

2. EXPERIMENTOS

Seguindo a sequência de roteiros propostos temos respectivamente: Movimento e a trajetória de móveis, movimento retilíneo uniformemente, alcance num lançamento horizontal de projétil, determinação da velocidade final de um projétil, através do alcance num lançamento horizontal. O método constitui-se das seguintes etapas: Experiência controlada com base nos roteiros, Análise das informações e a conclusão, tomando com base o Sistema Internacional de medidas (SI) na apresentação dos dados coletados.

2.1 Experimento nº 1

2.1.1 O movimento e trajetória.

Objetivo: Identificar e descrever sistemas de referência, repouso e movimento; identificar e descrever as seguintes características do movimento: posição, deslocamento, distância e trajetória; comparar repouso e movimento; mencionar que o repouso e a trajetória dependem do sistema de referência considerado; utilizar os conhecimentos do sistema de referência no estudo dos movimentos; classificar os movimentos segundo a sua trajetória.

Materiais usados:

• Folha de papel milimétrico tamanho A4

• Régua com escala 300 mm

• Lápis e caneta

• Pedaços de fita adesiva

Execução: Foi assinalado dois pontos, A e B, afastados 20 cm um do outro e acima da diagonal que contém o ponto 0 da folha milimétrica. Depois encostou-se a ponteira da caneta no ponto A e lentamente através de uma curva contínua, uniu-se o ponto A ao ponto B. Observando a todo instante os lugares ocupados pelo móvel. Foi assinalado um ponto qualquer sobre a trajetória descrita pela ponteira da caneta e denominou-se o ponto C. Uniram-se os pontos A e C através de um segmento de reta AC, orientado para C o qual foi denominado de ∆S, que determina a variação de posição deste móvel, ou seja, o seu deslocamento.

Questões do experimento:

• Se uma reta, movimento retilíneo.

• Se uma circunferência, movimento circular.

• Se uma curva qualquer, movimento curvilíneo.

• O deslocamento entre A e C depende da trajetória descrita pelo móvel?

R - Não, deslocamento é a menor distância entre dois pontos.

• A distância percorrida pelo móvel para ir de um ponto a outro depende da trajetória por ele descrita?

R – Sim, pois para encontrar a distância percorrida efetiva do móvel é necessário saber a sua trajetória.

Com a ponteira da caneta no ponto A e segurando-a com as duas mãos e apoiando o cotovelo sobre a mesa o companheiro Daniel puxou a folha de modo a unir os pontos A e B.

• A caneta se moveu?

R – Depende do referencial, do ponto de vista do papel a caneta se move, do ponto de vista dos presentes no laboratório ela permanece imóvel.

Nesta atividade foi escolhido o sistema de referencia cartesiano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com