TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Do Meio Ambiente

Pesquisas Acadêmicas: Responsabilidade Do Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 4

RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA

A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tornou-se um fator de competitividade para os negócios. No passado, o que identificava uma empresa competitiva era basicamente o preço de seus produtos. Depois, veio à onda da qualidade, mas ainda focada nos produtos e serviços. Hoje, as empresas devem investir no permanente aperfeiçoamento de suas rela- ções com todos os públicos dos quais dependem e com os quais se relacionam: clientes, fornecedores, empregados, parceiros e colaboradores. Isso inclui também a comunidade na qual atua o governo, sem perder de vista a sociedade em geral, que construímos a cada dia.

Fabricar produtos ou prestar serviços que não degradem o meio ambiente, promover inclusão social e participar do desenvolvimento da comunidade de que fazem parte, entre outras iniciativas, são diferenciais cada vez mais importantes para as empresas na conquista de novos consumidores ou clientes. Pelo retorno que traz em termos de reconhecimento (imagem) e melhores condições de competir no mercado, além de contribuir substancialmente para o futuro do país. O movimento da Responsabilidade Social Empresarial vem crescendo muito no Brasil, já é significativo o número de grandes e médias empresas que selecionam fornecedores (micro e pequenos) utilizando critérios da Responsabilidade Social Empresarial nos negócios. Também no acesso aos créditos e financiamentos é crescente a incorporação de critérios de gestão responsável. A imprensa está cada vez mais fiscalizadora e os consumidores, por sua vez, mais exigentes.

O negócio baseado em princípios socialmente responsáveis não só cumpre suas obrigações legais como vai além. Tem por premissa relações éticas e transparentes, e assim ganha condições de manter o melhor relacionamento com parceiros e fornecedores, clientes e funcionários, governo e sociedade, ou seja, quem aposta em responsabilidade e diálogo vem conquistando mais clientes e o respeito da sociedade.

É verdade que muitas micro e pequenas empresas já contribuem para a melhoria das comunidades nas quais estão presentes. Mas esta deve ser uma postura sistemática, para enraizar valores como a solidariedade em nosso meio social. E, nesse aspecto, o poder dos pequenos negócios é inigualável. Eles reúnem cerca de 45% dos trabalhadores do país e são importantes agentes econômicos em aproximadamente 80% dos municípios brasileiros.

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL – O QUE É MESMO?

A maneira como as empresas realizam seus negócios define sua maior ou menor Responsabilidade Social Empresarial. O conceito da RSE está relacionado com a ética e a transparência na gestão dos negócios e deve refletir-se nas decisões cotidianas que podem causar impactos na sociedade, no meio ambiente e no futuro dos próprios negócios. Cabe a cada empresa definir a própria missão. Procure envolver funcionários e colaboradores na definição de missão que sua empresa vai adotar. Depois de pronta, reúna seu pessoal para uma conversa sobre a missão que a empresa se propôs a cumprir. Responsabilidade Liberal

Responsabilidade Liberal foi reconhecida por sua importância na empresa, uma vez que se trata de uma comunidade de pessoas capazes de se proteger, tem pelo seu fundamento uma propriedade herdada por homens na terra, é fundamental como dizem alguns entendidos que estabelece conexões entre propriedade e trabalho. Assim, JOHN LOCKE, um dos grandes pensadores ingleses, historicamente vinculado às liberdades civis afirmou que:

"A comunidade civil me parece ser uma sociedade de homens constituída apenas visando a busca, a preservação e o progresso de seus próprios interesses. Denomino de interesses civis a vida, a liberdade, a saúde e a libertação da dor; e também a posse de coisas externas, tais como dinheiro, terra, casas, móveis, etc."

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com