TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resposta exercicio de quimica unip

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  3.149 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Disciplina: Química Aplicada

Alunos:        

Professora: Ana Lisa B. Matias

Lista de Exercício

  1. (III) Implementar obras de saneamento básico e construir estações de tratamento de esgotos.

  1.  Falar sobre um assunto tão polemico e bem complexo, e bem fácil perceber o quanto esse assunto gera conflitos, e assim será, as guerras por este sustentáculo da vida se tornará cada dia mais real, onde já existe no mundo grandes casos de conflitos. O mau uso da água em todo planeta, as contaminações por agrotóxicos, a grande utilização da água na indústria, tudo isso são desperdícios que poderiam ser evitados, fazendo assim uma grande preservação deste bem. Os últimos dados da ONU já afirmam que até a metade do século mais  7 Bilhões de pessoas sofreram com a escassez da água no mundo, então fica fácil perceber o porque devemos preservar, para que no futuro bem próximo não venhamos a sofrer com grandes guerras que certamente será por este sustentáculo.

  1. As águas subterrâneas, como seu próprio nome já diz, são aguas encontradas na superfície do solo, ou seja, ‘ nos poros ou fraturas das rochas que formam grandes reservatórios denominados aquíferos. ’ São Grandes os problemas das  águas subterrâneas elas estão relacionadas com o grande índice de poluição Agrícola, Industrial e também da poluição Urbana.  (Os pesticidas, venenos,    que a chuva leva para o solo) a degradação dos recursos Hídricos, a impermeabilização do solo, desfio de rios para construções,  lixões, aterros mal operados,  acidentes com substâncias tóxicas, atividades inadequadas de armazenamento, manuseio e descarte de matérias primas, produtos, efluentes e resíduos em atividades industriais, como indústrias químicas, metalúrgicas entre outras. Atividades minerárias que expõem o aquífero, sistemas de saneamento "in situ", vazamento das redes coletoras de esgoto, o uso incorreto de agrotóxicos e fertilizantes, bem como a irrigação que pode provocar problemas de salinização ou aumentar a lixiviação de contaminantes para a água subterrânea, entre outras.
  1. Primeiro Passo chamado de  bombeamento de água bruta, à água e bombeada até a estação de tratamento, depois disso a água passa pelos processos de tratamento que serão explicados a seguir.

Segundo Passo é a adição de cloro, cal e sulfato de alumínio, ou seja, e a Pré-cloração, Pré-alcalinização e a  Coagulação  assim que a água chega à estação para facilitar a retirada de matéria orgânica e metais, passando pela calha Parshall.

Terceiro Passo chamado de  floculação, é a etapa onde a água e movimentada para que os coagulantes se misturem criando flocos.

Quarto Passo: Decantação, e o processo que ocorre logo depois da floculação, a agua entre nos tanques de tratamento, onde os flocos são retirados da água.

Quinto Passo: Filtração, a água e encaminhada para os filtros onde passa pelo processo de filtração, onde serão removidos os resíduos que sobraram da decantação.

Sexto Passo: Desinfecção, a água já limpa vai receber o cloro, cal, flúor para eliminar germes que podem estar presentes e garantir que ela continue assim nas redes de distribuição e nos reservatórios.

Sétimo Passo: Após o tratamento, a água tratada é armazenada inicialmente em reservatórios de distribuição.

Oitavo Passo: Após o armazenamento inicial, a água passa para os reservatórios de bairros, espalhados em regiões estratégicas das cidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (137.5 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com