TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas - Capítulo 1 - Redes De Computadores E A Internet - Kurose

Trabalho Universitário: Respostas - Capítulo 1 - Redes De Computadores E A Internet - Kurose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/1/2015  •  2.044 Palavras (9 Páginas)  •  5.898 Visualizações

Página 1 de 9

Respostas – Capítulo 1 – Redes de Computadores e a Internet – Kurose

1- Qual é a diferença entre um hospedeiro e um sistema final? Cite os tipos de sistemas finais. Um servidor Web é um sistema final?

R: Não há diferença entre hospedeiros e sistemas finais, na realidade, eles são dispositivos que estão nas “bordas” da internet. Atualmente existem vários tipos de sistemas finais, desde os tradicionais computadores até smartphones, televisores, entre outros dispositivos eletrônicos. Um servidor Web é um sistema final, porque ele está na borda e recebe/envia informação para outros sistemas conectados a internet.

3- O que é um programa cliente? O que é um programa servidor? Um programa servidor requisita e recebe serviços de um programa cliente?

R: Um programa cliente é uma aplicação que funciona em um hospedeiro ou sistema final e que envia e recebe informações de outro hospedeiro conectado à rede, sendo esse último um programa servidor em outro hospedeiro. Um programa servidor não solicita informação inicialmente, o programa cliente faz essa solicitação e envia para o programa servidor que por sua vez devolve as informações necessárias para o funcionamento da aplicação.

7- Qual é a taxa de transmissão de LANs Ethernet? Para uma dada taxa de transmissão, cada usuário da LAN pode transmitir continuamente a essa taxa?

R: A taxa de transmissão da Ethernet é de 10 Mbps ou 100 Mbps, ou até mesmo de 1 Gbps e 10 Gbps. Sim, cada usuário pode transmitir continuamente a essa taxa.

8- Cite alguns meios físicos utilizados para instalar a Ethernet.

R: O meio mais utilizado é o par de fios de cobre trançado, por ser barato, existem também os cabos coaxiais, fibras óticas e espectros de rádio.

11- Qual é a vantagem de uma rede de comutação de circuitos em relação a uma de comutação de pacotes? Quais são as vantagens da TDM sobre a FDM em uma rede de comutação de circuitos?

R: A comunicação entre sistemas finais através da comutação de circuitos é reservada pelo período da sessão de comunicação. Já na comunicação de pacotes a sessão ocorre por demanda, o que pode implicar em filas.

12- Por que se afirma que a comutação de pacotes emprega multiplexação estatística? Compare a multiplexação estatística com a multiplexação que ocorre em TDM.

R: A comutação de pacotes os recursos são destinados as transferências de pacotes ativas no momento, enquanto na TDM o quadro terá um tempo determinado para enviar seu pacote, além disso, o número de transferência será limitado dependendo da quantidade de usuários. Na comutação de pacotes existe a utilização de recursos por demanda, ou seja, somente entre pacotes que precisam ser transferidos e a probabilidade de todos os usuários utilizarem ao mesmo tempo é pequena.

13- Suponha que exista exatamente um comutador de pacotes entre um computador de origem e um destino. As taxas de transmissão entre a máquina de origem e o comutador e entre este e a maquina de destino são R1 e R2, respectivamente. Admitindo que um roteador use comutação de pacotes do tipo armazena e reenvia, qual é o atraso total fim a fim para enviar um pacote de comprimento L? (Desconsidere formação de fila, atraso de propagação e atraso de processamento).

R: O atraso é : L/R1 + L/R2

16- Considere o envio de um pacote de uma máquina de origem a uma de destino por uma rota fixa. Relacione os componentes do que atraso que formam o atraso fim a fim. Quais deles são constantes e quais são variáveis?

R: Existem diversos fatores que atrasam o envio dos pacotes, o atraso de processamento ocorre devido à checagem dos dados do pacote (cabeçalho) para dar seguimento ao envio do mesmo para o próximo nó, esse tipo de atraso é constante. Atraso de fila é quando existem outros pacotes aguardando a sua vez no buffer, esse atraso é variável porque depende se existe ou não pacotes na fila. Atraso de transmissão é variável porque depende do tamanho do pacote e da velocidade de transmissão do enlace. Atraso de propagação é variável porque depende do meio físico.

18- Quanto tempo um pacote de 1.000 bytes leva para se propagar através de um enlace de 2.500 km de distância, com uma velocidade de propagação de 2,5 * l0 m/s e uma taxa de transmissão de 2 Mbps? Geralmente, quanto tempo um pacote de comprimento L leva para se propagar através de um enlace de distância d, velocidade de propagação s, e taxa de transmissão de R bps? Esse atraso depende do comprimento do pacote? Esse atraso depende da taxa de transmissão?

R: O tempo de propagação é igual a 0,01 seg. O tempo de propagação é igual a d/s. Este atraso não depende do comprimento do pacote, dependendo exclusivamente da distância e da velocidade de propagação.

19- Suponha que o Hospedeiro A queira enviar um arquivo grande para o Hospedeiro B. O percurso do Hospedeiro A para o Hospedeiro B possui três enlaces, de taxas R1 = 500 kbps, R2 = 2 Mbps, e R3 = 1 Mbps.

a) Considerando que não haja nenhum outro tráfego na rede, qual é a vazão para a transferência de arquivo?

R: 500 kbps

b) Suponha que o arquivo tenha 4 milhões de bytes. Dividindo o tamanho do arquivo pela vazão, quanto tempo levará a transferência para o Hospedeiro B?

R: 60,8 segundos

c) Repita os itens “a" e “b”, mas agora com R, reduzido a 100 kbps.

R: a) 100 kbps b) 304 segundos

23- Quais são as cinco camadas da pilha de protocolo da Internet? Quais as principais responsabilidades de cada uma dessas camadas?

R: As cinco camadas são:

­ Aplicação → residem as aplicações de rede e seus protocolos

­ Transporte → transporta mensagens da camada de aplicação entre os lados do cliente e servidor de uma aplicação

­ Rede → é responsável pela movimentação, de uma máquina para outra, dos datagramas (pacotes da camada de rede).

­ Enlace → é responsável por rotear um datagrama por meio de uma serie de comutadores de pacotes (roteadores de internet) entre a origem e o destino.

­ Física → movimenta os bits individuais que estão dentro do quadro de um nó para o seguinte

24- O que é uma mensagem de camada de aplicação? Um segmento de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com