TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas sobre "ambientes de aprendizagem a distância virtual"

Ensaio: Respostas sobre "ambientes de aprendizagem a distância virtual". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/12/2014  •  Ensaio  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 4

1- Quais são as ferramentas disponíveis em quase todos os Ambientes Virtuais de Educação á Distância? Faça sobre cada um destes ambientes virtuais.

R- Ferramentas que promovem a comunicação assíncrona:

E-mail: Correio eletrônico que possibilita a troca de mensagens com diversas pessoas.

Grupos de discussão: Grupos virtuais cuja finalidade é discutir algum tema de comum interesse dos participantes ou buscar ajuda para resolverem alguma dúvida.

FTP e Download: Transferência de arquivos entre um servidor e o computador o usuário.

World Wide Web (WWW): Integra quase todos os outros serviços através de uma interface gráfica amigável que combina páginas com hipertextos (palavras ligadas a outras páginas) com multimídia (hipermídia). Possibilita o acesso universal de um grande número de pessoas a um grande universo de documentos.

Vídeo e áudio sob demanda: permite assistir vídeos e áudios gravados previamente e armazenados no servidor.

Ferramentas que promovem a comunicação síncrona:

Chat (bate-papo): Permite a conversação em tempo real de duas ou mais pessoas.

Videoconferência: É uma discussão que permite o contato visual e sonoro entre pessoas que estão em lugares diferentes. Permite não só a comunicação entre um grupo, mas também a comunicação pessoa-a-pessoa.

Áudio-conferência: Sistema de transmissão de áudio, recebido por um ou mais usuários simultaneamente.

Teleconferência: conferência que envolve a transmissão e recepção de diversos tipos de mídias.

2- O processo de avaliação segue uma filosofia embasada pela perspectiva construtivista e sociointerativa. O que significa dizer isto?

R- Isso significa que se trabalhará com as possibilidades de construção de um portfólio individual e de um portfólio coletivo para os grupos de alunos. Nesses portfólios, os alunos deverão registrar os diversos momentos da construção da aprendizagem, o que poderá ocorrer de forma compatível com o sistema. Também servirão para que os professores verifiquem o amadurecimento da compreensão acerca dos conteúdos.

3- Quando, como e onde é EaD começou a se expandir?

R-A Educação a Distância (EaD) começou a se expandir no século XV quando Johannes Gutenberg, em Mogúncia, Alemanha, inventou a composição de palavras com caracteres móveis, técnica que veria a ser considerada como invenção da imprensa. Com a invenção da imprensa o aprendiz passou a ter outra alternativa de obtenção de conhecimentos, além de ir às escolas para ouvir o professor ler o livro que somente o velho mestre tinha acesso

4- Qual é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ou Ambiente Virtual de Educação (AVE) usado pelo CEAD/UFPI? Quais os principais recursos encontrados neste ambiente virtual e quais outros recursos que podem ser acrescidos para melhorar a comunicação entre todos os participantes deste processo ensino-aprendizagem?

R-A plataforma MOODLE. Este ambiente conta, dentre outros recursos, com ferramentas de comunicação (correio eletrônico, fórum de discussão e bate - papo) que favorecem debates e interações entre os participantes, tanto alunos como professores. A estes recursos podem ser acrescidos outros recursos de comunicação, como: telefone, correio postal e fax, de acordo com os termos dos acordos de cooperação técnica firmados.

5- O termo Construcionismo, no uso educacional contemporâneo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com