TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ressonancia Magnetica

Monografias: Ressonancia Magnetica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 6

Ressonância Magnética

Introdução à Física Médica

Introdução

 Veremos neste trabalho informações sobre um exame de ressonância magnética que é um dos exames que mais define os tecidos e órgãos sem causar nenhum dano ao paciente, pois não utiliza radiação.

 Também informaremos o surgimento da primeira máquina utilizada num exame de ressonância magnética.

O que é?

 É um exame para diagnóstico por imagem que retrata imagens de alta definição dos órgãos através da utilização de campo magnético.

 A pessoa que passa pelo exame de ressonância magnética é orientada a ficar deitada e parada. Movimentos do paciente impossibilitam a captação de imagens precisas e geralmente um movimento de mais de 3 milímetros inutiliza os dados.

 O paciente possui um papel fundamental para o sucesso do exame. Quanto mais tranquilo e relaxado estiver, maior será a probabilidade do resultado ser bem sucedido.

Como é feito?

 O exame é uma técnica que consiste em posicionar o paciente no interior de um grande tubo aberto em ambas as extremidades, que emitirá sinais que serão captados e transformados em imagens por um computador. O exame dura cerca de 30 a 40 minutos dependendo da região a ser estudada.

 O único desconforto será o de permanecer deitado imóvel no centro do tubo por um período de tempo, e o exame produz ruído desagradável.

 A Ressonância Magnética não é recomendada caso você tenha algum metal em seu corpo como: marca-passo, implante eletrônico, grampo, fragmentos metálicos e próteses.

 Você poderá ou não receber uma injeção (geralmente feita na veia da mão) de uma substância, chamada gadolínio, utilizada para aumentar a capacidade diagnóstica do exame. Essa medicação é segura e não costuma gerar efeitos indesejáveis na grande maioria dos pacientes.

Componentes do aparelho

 O aparelho de ressonância percorre cada ponto do corpo do paciente, constituindo um mapa em 2D ou 3D dos tipos de tecido em conjunto com os pulsos de energia.

 O maior e mais importante componente de um sistema de ressonância magnética é o magneto. O magneto é classificado pela unidade de medida tesla, ou também pela unidade gauss (1 tesla = 10 mil gauss).

 Campos magnéticos maiores que 2 tesla não foram aprovados para uso medico. A faixa utilizada é de 0,5 a 2 tesla. Em comparação ao campo magnético da Terra, um aparelho de ressonância magnética pode criar um campo 1000 mil vezes maior.

Existem 3 magnetos diferentes usados no sistema de ressonância magnética:

 magnetos resistivos: é formado por muitas voltas de fios enrolados ao redor de um cilindro por onde passa a corrente elétrica, que gera um campo magnético. Se a eletricidade for desligada, o campo magnético também se desliga. Requerem grandes quantidades de eletricidade (até 50 quilowatts) para operar devido à resistência natural do fio.

 magneto permanente: seu campo magnético sempre está presente e com força total (por isso do nome), não necessitando gastar para manter o campo. Sua desvantagem é seu peso: pesam muitas toneladas e está limitado a campos com pouca intensidade, por isso sua dificuldade em diminuir seu tamanho.

 magnetos supercondutores: são mais utilizados. É feito de enrolamentos de fios pelos quais passa uma corrente elétrica que cria o campo magnético. A diferença do magneto resistivo é que o fio do magneto supercondutor é banhado em hélio liquido a uma temperatura de -233,5°C. É isolado por vácuo, e por ser uma substancia fria, no sistema, faz com que a resistência do fio caia a zero, reduzindo a necessidade elétrica do sistema.

 Um campo magnético uniforme ou homogêneo, com grande intensidade e estabilidade, é essencial para gerar imagens de alta qualidade. É o que forma o campo magnético principal.

 O magneto gradiente, também encontrado em todos os aparelhos de ressonância, tem intensidade extremamente baixa quando comparados ao campo magnético principal (varia de 180 a 270 gauss). São usados para selecionar a fatia a ser examinada.

 O magneto principal deixa o paciente em um campo magnético estável e muito intenso, enquanto o magneto gradiente cria um campo variável.

 O barulho existente durante o exame, é criado pelo aumento da corrente elétrica nos fios dos magnetos gradientes, que estão enfrentando a resistência do campo magnético principal. Quanto mais forte o campo principal, mais alto o barulho dos magnetos gradientes.

Como funciona o aparelho?

 O corpo humano é composto por bilhões de átomos. O núcleo de cada átomo gira sobre um eixo e todos os átomos giram em todas as direções.

 Os átomos de hidrogênio são ideias para a ressonância magnética, pois seu núcleo tem apenas um próton e um elevado momento magnético.

 O momento magnético significa que, ao ser colocado em um campo magnético, o átomo de hidrogênio tem uma forte tendência a se alinhar com a direção do campo.

 Dentro do vão do equipamento, o campo magnético passa diretamente pelo centro do tubo, onde o paciente se encontra.

 A grande maioria desses prótons se anulam, ou seja, para cada um alinhado na direção dos pés, haverá um na direção da cabeça para anulá-lo.

 Apenas poucos prótons não são anulados.

 O aparelho de ressonância magnética usa pulsos de radiofrequência direcionados somente ao hidrogênio.

 O aparelho direciona esse pulso para a área do corpo a ser examinado, fazendo os prótons (somente os que não se anularam) daquela área absorverem a energia necessária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com