TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESSONANCIA MAGNÉTICA

Ensaios: RESSONANCIA MAGNÉTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

RESSONANCIA MAGNÉTICA

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

ELETROENCEFALOGRAMA

PRESSÃO INTRACRANIANA

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

2013

RESSONÂNCIA MAGNÈTICA

A ressonância magnética consiste em uma técnica que possibilita determinar propriedades de uma substância correlacionando-se a energia absorvida contra a frequência, na faixa de megahertz (MHz) do espectro eletromagnético, definindo-se como sendo uma espectroscopia. Mais simplificadamente, a ressonância magnética é um método de diagnóstico que possibilita a observação em alta definição das estruturas internas do organismo.

O exame é uma técnica que consiste em posicionar o paciente no interior de um grande tubo aberto em ambas as extremidades, que emitirá sinais que serão captados e transformados em imagens por um computador. O exame dura cerca de 30 a 40 minutos dependendo da região a ser estudada. O único desconforto será o de permanecer deitado imóvel no centro do tubo por um período de tempo, e o exame produz ruído desagradável.

Se você desejar, poderá escutar musica durante o exame. O tecnólogo responsável irá se comunicar com você durante toda a realização do exame.

Preparação para o exame:

• Jejum de 3 a 6 horas de acordo com o exame;

• Não usar jóias, relógios, ou outro objeto metálico no corpo, pois pode causar desconforto e até lesões;

• É permitido ao paciente ser acompanhado por uma pessoa da família nos preparativos do exame, mas durante a coleta de imagens o acompanhante deve ficar na sala de controle.

Cuidados:

• Pessoas com claustrofobia (medo de lugares fechados) e que sofrem de movimentos involuntários poderão receber um anestésico para prevenir que se mexam e impossibilitem o exame;

• Pacientes com marca-passo, pinos, válvulas cardíacas, clipes cirúrgicos, implantes metálicos ou grampos de aneurisma não podem fazer o exame;

• Não carregar objetos magnéticos como cartões de banco e aparelhos eletronicos para a sala de exame, pois podem ser seriamente danificados pelo campo magnético.

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

Tomografia Computadorizada é um exame que utiliza radiação ionizante (RX). O paciente é colocado em uma mesa que desliza dentro de um anel que contém a ampola de raios-x e os detectores em lados opostos. O tubo gira em torno do paciente em cada aquisição de imagem. Este movimento é contínuo e simultâneo com o movimento da mesa, enquanto os raios-x são emitidos e detectados. O paciente deve permanecer imóvel enquanto a mesa desliza. Uma vez iniciado, o exame sem contraste dura cerca de 30 segundos. Exames de pacientes agitados, desorientados ou em crianças podem requerer sedação

Preparação para o exame:

• Fazer jejum de pelo menos 6 horas (8 horas caso necessite contraste intravenoso);

• Chegar na clínica com 1h de antecedência (caso o exame necessite do uso do contraste oral);

• Caso necessário, será ministrado um contraste via oral (bário) ou intravenosa (iodo);

• Caso tenha tomografias anteriores, traga para auxiliar na avaliação do resultado do exame;

• Responder detalhamente o questionário de informações do paciente e o questionário de alergias, pois é com essas informações que a WK Diagnose vai cuidar para que seu exame aconteça de forma segura e confortável.

Que cuidados ter após o exame ?

Caso tenha sido necess ário o uso de contraste iodado na veia recomenda-se a ingestão de líquidos , durante as primeiras horas após o exame, para ajudar na eliminação do contraste injetado. É importante observar a ocorrência de reações alérgicas tardias (erupções na pele, coceira, etc). Nestes casos , consulte o serviço médico no qual se realizou o exame.

ELETROENCEFALOGRAMA

É um método utilizado para analisar a atividade elétrica do cérebro de forma espontânea. Através de eletrodos posicionados na cabeça do paciente é possível fazer esta medição elétrica. Como a atividade espontânea já está presente desde o nascimento, este método pode ser utilizado em todas as pessoas, desde recém-nascidos a idosos.

O EEG é realizado através da colocação de eletrodos no couro cabeludo, com auxílio de uma pasta condutora que, além de fixá-los, permite a aquisição adequada dos sinais elétricos que constituem a atividade elétrica cerebral. Inicialmente é feito um registro espontâneo da atividade elétrica cerebral durante a vigília (paciente acordado). Se possível, essa atividade é registrada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com