TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Retificador de onda completa com ponte de diodos

Por:   •  5/11/2017  •  Artigo  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  901 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade Estácio de Curitiba

Eletrônica

Laboratório 5.2 – Retificador de onda completa com ponte de diodos

Nome: Adriano da Silva

                               Alexandre Martins de Lima

                 Jorge Cardozo Neto

Romário

Turma nº 3001 – Segunda-Feira – Noite – 2º Horário

Resumo   􀀀Este experimento permite a verificar a forma de onda na saída de um circuito retificador de onda completa com dois diodos, bem como calcular os valores de tensão de pico, eficaz e médio para comparar com valores medidos.

Palavras chaves: retificador, diodo, onda completa.

I. INTRODUÇÃO

O experimento feito em laboratório foi baseado em estudos feitos em sala de aula, referente aplicação do diodo na retificação de tensão alternada em continua. Para este caso aplicaremos o diodo como retificador de onda completa usando 4 diodos dispostos de tal forma a aproveitar os dois semiciclos da tensão alternada que sai do transformador.

II. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O Diodo tem como função retificar a corrente elétrica ou chavear circuitos. Este dispositivo é muito utilizado produtos eletrônicos como computadores, televisores, rádios entre outros equipamentos. 

O diodo semicondutor é dispositivo construído de silício ou germânio que são fundidos para criar uma junção PN, sendo P representa à polaridade positiva e N a negativa. A polaridade P do diodo é onde há falta de elétrons sendo a região também chamada de lacuna. A parte negativa N possui excesso de elétrons.

A condução da corrente elétrica dependera da forma como o diodo esta polarizado, podem        do ser uma polarização  direta que nesse tipo de polarização o polo positivo da fonte de tensão está conectado ao lado P do diodo. Isso faz com que o lado positivo torne-se ainda mais positivo, e o lado N, ainda mais negativo. As cargas elétricas conseguem atravessar a barreira de potencial existente entre o lado P e o lado N do diodo, portanto, há condução de corrente. Já na polarização inversa o terminal positivo da fonte de tensão é conectado ao lado N da junção PN do diodo. Isso faz com que a barreira de potencia l aumente. Nesse caso, a resistência do circuito é muito alta, e a corrente elétrica não consegue atravessá-la.

Este dispositivo também pode ser classificado como diodo ideal ou real onde, o diodo ideal entende-se como um dispositivo que apresenta características ideais de condução e bloqueio. Um diodo ideal, polarizado diretamente, deve conduzir corrente elétrica sem apresentar resistência, comportando-se como um interruptor fechado. O interruptor fechado é, portanto, o circuito equivalente para o diodo ideal em condução. Já o diodo real só começa a conduzir com tensão acima de sua diferença de potencial no caso do silício é de 0,7 e germânio 0,3 V.

[pic 1]

III. DESCRIÇÃO DOS EXPERIMENTOS

Materiais utilizados:

Transformador 127 / 13,5 V

Multímetro digital

Osciloscópio

4 diodo 1N4004

1 resistor de 2,2 kΩ

1 capacitor de 100 µF

[pic 2]

Circuito proposto

Experimento

Primeiramente montamos o circuito conforme mostrado abaixo

Medimos a tensão Vi rms CA do transformador utilizando um multímetro digital.

Foram calculados

 -Valor máximo de Vi.

- Valor máximo de Vo (Vo de pico a pico).

- Valor médio de Vo (vocc), sem capacitor.

- Valor médio de Vo (vocc), com capacitor de 100 µF.

- Valor de tensão de ondulação Vrpp.  

Após os cálculos, foram medidos com o multímetro na escala Vcc a tensão Vo sem capacitor e Vo com capacitor.

Com o auxilio do osciloscópio e com o capacitor desconectado ao circuito foi observado a forma de onda na entrada do retificador (saída do transformador), e medido Vi máximo, a forma de onda também foi verificada para o comportamento em Vo máximo.

Neste primeiro momento essas medidas foram realizadas justamente para verificar o comportamento do circuito sem o capacitor.

Em seguida conectou-se o capacitor no circuito, e com o osciloscópio observou-se o novo comportamento do circuito medidas feita em Vo.

Com o parâmetro “ripple” pico a pico selecionado no osciloscópio verificou -se  a nova forma de onda.

Após todos e cálculos e medidas efetuados os valores foram transferidos para a tabela N° 1 e assim fazer o comparativo, bem como as características de onda antes do capacitor e após o capacitor ser conectado ao circuito.

IV. RESULTADOS OBTIDOS

Calculado

Medido

Vi rms  ca

---------

13,4 Vca

Vi máx ca

19,09 Vca

19,10V ca

Vo máx cc

17,69 Vcc

17,55 Vcc

Vo cc s/ capacitor

11,26

11,31 Vcc

Vo cc c/ capacitor

17,35 V

17,43V

Vr pp c/ capacitor

-----------

2 V

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (185 Kb)   docx (329.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com