TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reutilização da água

Por:   •  10/5/2016  •  Monografia  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

  1.  

FACULDADE DE ENGENHARIA KENNEDY

ENGENHARIA DE MINAS

REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA NA CONCENTRAÇÃO DE MINÉRIO

BELO HORIZONTE-MG

JUNHO/2015

REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA NA CONCENTRAÇÃO DE MINÉRIO

CUSTÓDIO BORGES ARAÚJO NETO

DANILO OTÁVIO TAMEIRÃO LACERDA

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso” como requisito parcial para aprovação.

Professor orientador: Idalmo Montenegro de Oliveira

Professor TCC I: Rubens Hermógenes Ferreira

BELO HORIZONTE-MG

JUNHO/2015


       SUMÁRIO

1.        TEMA        

2.        PROBLEMA        

3.        JUSTIFICATIVA        

4.        OBJETIVOS        

5.        DISCUSSÃO DO TEMA (MARCO TEÓRICO)        

6.        PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        

7.        CRONOGRAMA        

8.        REFERÊNCIAS        

  1.  TEMA              

Reutilização da água em uma mesa vibratória para resolução de um problema existente que é a crise de recursos hídricos vivida no país, realizando pesquisas de campo e laboratório, para obtenção de amostras e análise de dados para a otimização do processo, respectivamente. 

  1. PROBLEMA

Um dos principais problemas encontrados atualmente pela indústria de mineração é a necessidade cada vez mais elevada de fazer com que as fontes de águas primárias e secundárias retornem ao processo com qualidade para serem reutilizadas.

        


  1. JUSTIFICATIVA                

 

A preocupação da mineração com o meio ambiental começou a ser mais debatida recentemente, vindo em paralelo com a ideia de se continuar a produzir bem minerais, mas sem intervir nos recursos das gerações futuras. Antes, o descarte de resíduos oriundos dos trabalhos mineiros para o meio ambiente era feito sem controle, o que gerou a necessidade de se tratar e, se possível, reutilizar este produto da mineração.

O presente projeto se justifica pela necessidade da otimização do consumo de água na de concentração de minério, apresentando um método de circuito fechado que poderá ser aplicado aos pequenos e grandes mineradores, que desejam realizar seu trabalho de modo mais sustentável e compatível com a atual crise de abastecimento de água no país.

Desta forma, a introdução de métodos científicos e empíricos envolvendo a reciclagem da água será estudada para ser aplicada no processo. Estes métodos envolvem a aplicação de reagentes para redução de tempo no processo de reciclagem da água e a inovação para a redução de custos.  Essas análises podem afetar significativamente os custos e a eficiência do processo de beneficiamento, tendo um desenvolvimento eficiente e rentável.

  1.  OBJETIVOS          

O objetivo deste trabalho é estudar o reuso da água em uma mesa vibratória de concentração de minérios. A proposta é criar um circuito fechado para o retorno da água no processo; verificar a demanda de água para o funcionamento do circuito industrial e desenvolver a tratabilidade da água. É de suma importância o foco em soluções inovadoras para melhor reaproveitamento da água e maior eficiência no tratamento dos efluentes da mineração

  1.  DISCUSSÃO DO TEMA (MARCO TEÓRICO)                  

De acordo com Andrade (2006), o empreendimento minerário destaca-se, dentre todos os outros setores usuários de água, pela sua significativa interação com os recursos hídricos superficiais e subterrâneos. Essa interação observada pelo ponto de vista de que a água é elemento indispensável à vida, mas do mesmo modo indispensável à atividade minerária, remete à aplicação de novas técnicas, adaptação de práticas mais corretas e a compreensão do fluxo da água no processo.

Muitos bens minerais extraídos na mineração tem um baixo valor agregado, sendo necessário que estes passem por processos de beneficiamento para que sua exploração seja economicamente viável. Com este intuito, apesar de ser utilizada em menor quantidade do que outras atividades econômicas, como a agricultura, a água é um elemento vital para a mineração e extremamente necessária nestes processos de beneficiamento que vão agregar valo ao bem mineral. Deste modo, o abastecimento confiável e adequado da água bem como seu estoque, transporte e o tratamento, tornam-se indispensáveis no processamento mineral.

Os usos ou interferências na água são diversificados para cada parte da produção mineral, pois cada uma tem sua especificidade. É no aprimoramento das técnicas de lavra e beneficiamento mineral que estão as possibilidades da otimização do uso e minimização das interferências nos recursos hídricos dos empreendimentos minerários. Com este objetivo, é cada vez mais comum a ideia da reciclagem, reuso e recirculação da água como meios sustentáveis, uma vez que está cada vez mais visível a escassez de recursos hídricos no país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (173.8 Kb)   docx (48 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com