TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revestimento Cerâmico

Monografias: Revestimento Cerâmico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  3.367 Palavras (14 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 14

Introdução

Do grego "kéramos” ("terra queimada" ou “argila queimada”), a cerâmica vem abrangendo um leque imenso de variações que engloba desde atividade artística, em que são produzidos artefatos com valor estético, a atividade industrial que envolve artefatos para uso na construção civil e na engenharia. Ela tem se modificando, tomando formas diversas, utilidades variadas com o avanço da tecnologia.

Quando saiu das cavernas e se tornou um agricultor, o homem encontrou a necessidade de buscar abrigo, mas também notou que precisaria de vasilhas para armazenar água, alimentos colhidos e sementes para a próxima safra. Tais vasilhas deveriam ser resistentes, impermeáveis e de fácil fabricação. Estas facilidades foram encontradas na argila, deixando pistas sobre civilizações e culturas que existiram milhares de anos antes da Era Cristã.

No Brasil, a cerâmica tem seus primórdios na Ilha de Marajó. A cerâmica marajoara aponta à avançada cultura indígena. Estudos arqueológicos, contudo, indicam a presença de uma cerâmica mais simples, que indica ter sido criada na região amazônica por volta de cinco mil anos atrás.

A cerâmica é uma atividade de produção de artefato a partir da argila, que se torna muito plástica e fácil de moldar quando umedecida. Depois de submetida à secagem para retirar a maior parte da água, a peça moldada é submetida a altas temperaturas que pode chegar a 1.000º C, que lhe atribuem rigidez e resistência mediante a fusão de certos componentes da massa e, em alguns casos, fixando os esmaltes na superfície.

A cerâmica para a construção e a cerâmica artística com características industriais só surgiram na Antiguidade em grandes centros comerciais. Mais recentemente, passou por uma vigorosa etapa após a Revolução Industrial.

O uso do revestimento vem com a arte do azulejo que foi largamente difundida pelos islâmicos. Os árabes a levaram para a Espanha e, de lá, se difundiu por toda a Europa. A influência dos árabes na cerâmica peninsular e depois na europeia foi enorme, pois eles trouxeram novas técnicas e novos estilos de decoração, como a introdução dos famosos arabescos e das formas geométricas, que os islâmicos desenvolveram a fundo com elemento decorativo criando formas como flore e mosaicos.

Mas foi somente em Portugal, que o azulejo passou a ser utilizado como revestimento monumental das paredes, que foram realizadas com azulejos importados de Sevilha em 1503, tornando-se uma das mais expressivas artes ornamentais, assumindo grande relevo na arquitetura. Portugal, apesar de não ser grande produtor de revestimentos cerâmicos, foi o país europeu que, a partir do século XVI, mais utilizou o revestimento cerâmico em seus prédios.

Revestimentos Cerâmicos

O revestimento cerâmico tornou-se com o passar do tempo mais que um item de decoração e acabamento. Com novas tecnologias aplicadas à técnica milenar de se produzir cerâmica, obteve-se um elemento que passou a ser, na maioria das vezes, indispensável na construção civil.

Há no mercado diversos tipos de revestimento cerâmico onde a sua resistência é classificada pelo P.E.I. - Porcelain Enamel Institute, onde são denominados pisos de qualidade P.E.I 1 a P.E.I 5, sendo o P.E.I 5 o de maior resistência.

Os revestimentos cerâmicos são nominados de:

• Azulejo - É o revestimento cerâmico de maior absorção de água, por isso, menos resistente e indicado para a parede. Os azulejos são leves, mais elaborados em termo de estética e de fácil assentamento. Tecnicamente são chamados de monoporosa.

Azulejo Acetinado HD Arabesco Gelo

• Pisos - Indicado para a aplicação no chão de ambientes de leve e médio trafego, esse tipo de revestimento cerâmico possui menor absorção de água do que o azulejo. Apesar de mais compactos e pesados, também podem ser usados na parede com o uso de argamassas especiais. No meio técnico são conhecidos como semigrês ou monoqueima.

Piso Cerâmico Brilhante Marm Domme Lux Beige

• Porcelanato - O porcelanato é o revestimento cerâmico de maior resistência. Ele é produzido com matéria-prima diferenciada e baixíssima absorção de água. Dura mais e resiste melhor ao tempo e ao desgaste do que o piso comum. Pode ser usado em ambientes comerciais e residenciais.

Porcelanato Castel Nevada Beige

Fases de Preparo

Os processos de fabricação empregados pelos diversos segmentos cerâmicos assemelham-se parcial ou totalmente. De um modo geral eles compreendem as etapas de preparação da matéria-prima e da massa, formação das peças, tratamento térmico e acabamento e obedecem às seguintes fases: extração da argila; preparo da matéria-prima; moldagem; secagem; esmaltação; cozimento.

Cada tipo de cerâmica requer um tipo próprio de argila. Assim sendo, antes de qualquer coisa, deve-se proceder à escolha da mesma. Essa é uma das razões da grande variedade de materiais de cerâmica à venda. A importância do tipo de argila é tal, que muitas vezes as indústrias preferem barreiras localizadas a grandes distâncias das fábricas, que são instaladas onde há abundâncias de energia, transporte e mão-de-obra.

Extraída, a argila deve ser preparada para a industrialização. Já na própria jazida pode-se fazer a seleção em lotes de mesma qualidade (composição, dureza, plasticidade etc.). Em seguida, a argila é levada para depósitos ao ar livre, onde é revolvida sumariamente e passa por um período de descanso, processo conhecido por apodrecimento da argila. Também deve-se fazer a eliminação de impurezas grosseiras. Posteriormente é começada a formação da pasta propriamente dita, que se inicia pela maceração, continua com a correção e termina com o amassamento.

Já a moldagem é a operação de dar forma desejada à pasta de cerâmica e existem quatro processos para tal finalidade, que são:

- modelagem a seco ou semi-seco (com 4 a 10% de água);

- modelagem com pasta plástica consistente (com 20 a 35% de água);

- modelagem com pasta plástica mole (com 25 a 40% de água);

- modelagem com pasta fluida (com 30 a 50% de água).

A escolha do processo de produção depende do tipo e característica da matéria-prima, do formato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com