TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVESTIMENTOS DRENANTES

Tese: REVESTIMENTOS DRENANTES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Tese  •  2.370 Palavras (10 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 10

REVESTIMENTOS DRENANTES

Dentro da Onda Verde que invade o planeta, os drenantes são a para revestir grandes áreas de forma permeável. Ideal para jardins, estacionamentos e áreas abertas em geral.

O QUE É UM PISO DRENANTE?

Pisos DRENANTES têm capacidade drenante superior a 90% e são antiderrapantes não exige mão-de-obra especializada e as peças podem ser colocadas e retiradas uma a uma com extrema facilidade. Os pisos ainda permitem que o processo de intervenção no subsolo torne-se mais simples, rápido e seguro

Ao aliar segurança, durabilidade e qualidade, o produto torna-se a melhor opção para o aproveitamento de áreas que necessitam de permeabilidade.

Com altíssima capacidade drenante, superior a 91%, os pisos são antiderrapantes e evitam o empoçamento sobre as peças graças a sua alta permeabilidade. Esses fatores diminuem significativamente a impermeabilização do solo.

Pisos drenantes são placas desenvolvidas para absorver até 90% da água da chuva ou de sistemas de escoamento de outra natureza, como projetos paisagísticos com fontes, por exemplo. Esses pavimentos têm aparência semelhante a um piso comum. No entanto, centenas de Aberturas formadas entre os componentes dos pisos garantem a permeabilidade. Dessa forma, é possível substituir as grelhas de ferro com a mesma eficiência na absorção, além de estética, mais segurança para pedestres, possibilitando reparos subterrâneos e reaproveitamentos em remoções.

Em varias cores diferentes e um acabamento antiderrapante, o revestimentos drenante é um produto ideal para áreas de acesso, garagens residenciais, calçadas, fontes de água, praças e qualquer outra situação onde um piso drenante seja necessário.

Os revestimentos drenantes são designados para áreas drenantes para onde a máxima carga de compressão aplicada sobre uma peça seja de até 600 Kg. (Ex. Veículos de até 2.400 Kg)

Ao absorver a água da chuva e mantê-la por um tempo em sua base-reservatório, esses pavimentos reduzem a velocidade com que ela escoa para as galerias subterrâneas e minimizam as enchentes. E os fabricantes têm investido em design, o que contribui para embelezar calçadas e jardins. Vale lembrar, no entanto, que a permeabilidade desses pisos está ligada ao berço sobre o qual eles são assentados. De nada adianta instalá-los sobre um contrapiso de concreto. O correto é cobrir o solo com uma camada de brita grossa, outra de brita fina e um banco de areia, e só então dispor o revestimento. “A colocação desencontrada protege as quinas e aumenta a vida útil das peças”, orienta o paisagista Benedito Abbud, pioneiro no uso dos pisos permeáveis no Brasil.

Composição: Concreto composto de cimento CP-V40; areia; agregado miúdo composto de basalto, mármore e granito; pigmento; fibras e aditivos.

LIXADO

NATURAL

ASSENTAMENTO

O assentamento do piso drenante (versões Lisa e Soleira) não necessita de argamassa, sendo sua aplicação diretamente sobre um sistema de filtro preparado. Para um solo isento de contaminantes e de boa compactação, descreve-se abaixo o procedimento padrão de assentamento:

Passo 1 - Limpar e compactar o solo considerando um caimento entre 1 e 5%

Passo 2 - Aplicar uma camada nivelante de 4-6 cm de Brita 1 sobre o solo, nivelar e compactar

Passo 3 - Aplicar uma camada de 4-6 cm de pedrisco sobre a brita, nivelar e compactar

Passo 4 - Aplicar uma camada de 3 cm de pó de pedra seco sobre o pedrisco e nivelar usando um sarrafo. Importante: O pó de pedra deve estar seco.

Passo 5 - Aplicar o piso sobre o pó de pedra garantindo que a peça esteja totalmente apoiada e nivelada. Nenhum movimento de balanço deve ocorrer na peça após assentada

Passo 6 - A área instalada deve estar sempre confinada em seu perímetro por uma guia ou outra estrutura que impossibilite a movimentação das peças

Se houver a necessidade de tubulação drenante adicional (ralos ou tubos permeáveis), esta deve ser instalada no Passo 2. Neste caso, torna-se necessária a utilização de manta geo-têxtil drenante (Bidim RT-10) sobre o pedrisco compactado antes de receber o pó de pedra. Outras condições de solo e compactação do terreno podem exigir raspagem do solo e procedimentos adicionais no preparo da base. Consulte sempre um especialista

JUNTAS

Nunca deve ser feito rejunte com argamassa. Para um melhor acabamento superficial, utilizar granilhas de tamanho entre 1 e 2mm, conforme a cor desejada, despejando-as somente nos rejuntes. Opcionalmente, aplicar rejunte drenante (Areia Selante Megadreno) cuidadosamente entre as peças para não obstruir a permeabilidade do piso.

Esta aplicação deve ser feita com a ajuda de uma “biqueira”, facilitando a direção da areia do rejunte. No final, aguar todo o piso para que o rejunte endureça em um período de 4 horas;

Com Areia Selante Sem Areia Selante

Se houver a necessidade de tubulação drenante adicional (ralos ou tubos permeáveis), esta deve ser instalada no Passo 2. Neste caso, torna-se necessária a utilização de manta geo-têxtil drenante (Bidim RT-10) sobre o pedrisco compactado antes de receber o pó de pedra. Outras condições de solo e compactação do terreno podem exigir raspagem do solo e procedimentos adicionais no preparo da base. Consulte sempre um especialista

GUIAS

As guias de concreto são indispensáveis no assentamento dos pisos drenantes, é com as guias que se cria a contenção do piso de dando um acabamento para o pavimento, garante mais resistência.

Guia meio fio Guia de contenção

A LIMPEZA

A limpeza dos drenantes lixados deve ser feita exclusivamente com sabão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com