TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revestimento e acabamento

Relatório de pesquisa: Revestimento e acabamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/7/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.370 Palavras (14 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 14

REVESTIMENTO E ACABAMENTO

1-INTRODUÇÃO

Revestimento e acabamento são os trabalhos vulgarmente chamados de» limpos «em oposição aos» toscos «. Os acabamentos constituem uma das fases mais importantes da construção, não só porque é com os acabamentos que se estabelece contacto entre o utente e a obra, mas também porque os acabamentos são, afinal, um complemento dos elementos de construção que lhes melhora a qualidade e características, que disfarça pequenas imperfeições e confere aspectos agradável e confortável.

1.1-Revestimentos são todos os procedimentos utilizados na aplicação de materiais de protecção e de acabamento sobre superfícies horizontais e verticais de uma edificação ou obra de engenharia, tais como: alvenarias e estruturas. Nas edificações, consideraram-se três tipos de revestimentos:

 Revestimento de paredes.

 Revestimento de tectos.

 Revestimento de pavimentos.

Mas estes tipos de revestimento englobam-se em duas variantes:

2-Revestimento Argamassados e não argamassados

2.1-Revestimentos argamassados

Os revestimentos argamassados são os procedimentos tradicionais da aplicação de argamassas sobre as alvenarias e estruturas com o objectivo de regularizar e uniformizar as superfícies, corrigindo as irregularidades, prumos, alinhamentos dos painéis e quando se trata de revestimentos externos, actuam como camada de protecção contra a infiltração de águas de chuvas. O procedimento tradicional e técnico é constituído da execução de no mínimo de três camadas sobrepostas, contínuas e uniformes:

• Chapisco

• Emboço

•Reboco.

2.1.1-Chapisco

Chapisco é argamassa básica de cimento e areia grossa, na proporção de 1:3 ou 1:4, bastante fluida, que aplicada sobre as superfícies, além de criar um substrato de aderência para a fixação de outro elemento.

2.1.2-Emboço

O emboço é a argamassa de regularização que deve determinar a uniformização da superfície corrigindo as irregularidades, prumos, alinhamento dos painéis e cujo traço depende do que vier a ser executado como acabamento. É o elemento que proporciona uma capa de impermeabilização das alvenarias de tijolos ou blocos de concreto e cuja espessura não deve ser maior que 1,5 cm.

2.1.3-Reboco

É a argamassa básica de cal e areia fina, onde a nata de cal (água e cal hidratada) adicionada em excesso no traço, constitui uma argamassa gorda, que tem a característica de pequena espessura (na ordem de 2 mm) e de preparar a superfície, com aspecto agradável, acetinado, com pouca porosidade, para a aplicação de pintura. A aplicação é feita sobre a superfície do emboço, após 7 dias, com desempenadeira de mão, comprimindo-se a massa contra a parede, arrastando de baixo para cima, dando o acabamento (alisamento) com movimentos circulares tão logo estejam no ponto, trocando-se de desempenadeira (aço, espuma, feltro) dependendo do acabamento desejado.

2.2-Revestimento argamassados em paredes.

Os revestimentos de paredes tem por finalidade regularizar a superfície, proteger contra intempéries, aumentar a resistência e proporcionar estética e acabamento. Os revestimentos de paredes são classificados de acordo com o material utilizado;o acabamento mais simples de uma parede pode consistir na passagem de uma talocha pequena de cortiça ou também de uma almofada de serapilheira com varias dobras, sobre reboco recém sarrafado fazendo movimentos rotativos e molhando-a constantemente. Esta operação deve ser feita ainda com a massa do reboca húmida permitindo arrancar os grãos de área mais salientes deslocando-as para zonas baixas.

Geralmente as zonas a revestir tem alturas superiores a1.80m; assim deve executar-se o trabalho de cima para baixo em fiadas de 1.80m (ou menos), tendo o cuidado de eliminar o efeito das costuras.

2.3-Revestimento argamassados em tectos.

2.3.1-Tecto com placas pré fabricada.

Um dos materiais mais utilizados na formação dos tectos e o estafe, um material com sisal e gesso, apresentando-se em placas lisas numa face e estriado em outra, com dimensões de1.00 x 0.50 m. Para os tectos revestidos em argamassas e cujo acabamento é feito com placas, há que ter cuidados especiais no que diz respeito a montagem da armação. Assim antes de proceder ao assentamento de das peças de estrutura deve ter-se em atenção a forma e dimensão das placas que se pretendem empregar.

2.3.2-Tecto de betão armado.

Processos construtivos normalmente seguido para o acabamento sob uma laje de betão armado que consiste em criar uma superfície rugosa, aplicando a laje imediatamente após a descofragem, uma calda de ciumento a qual se adiciona um pouco de areia. O revestimento final e geralmente feito a estuque.

2.3.3-Tecto fasquiado

O seu processo construtivo consiste em pregar convenientemente as vigas etarugos em madeira, pequenas peças de secções trapezoidal, denominada de fasquias, as quais tem como função manter a argamassa suspensa. Depois da pregagem das fasquias o tecto será revestido a argamassa de cal e areia, acabamento geral e sempre a estuque.

2.4-Revestimento argamassados em pavimentos.

O revestimento e constituído por um reboco de cimento de 1 á 1.5 cm de espessura que se aplica sobre o pavimento. O reboco e aplicado em duas camadas: a primeira, mais espessa, faz-se com argamassa de areia de média e, a última, que serve de guarnecimento, com argamassa de fina que se alisa com a desempenadeira. Devemos tomar precauções quanto a acção do calor, deixando juntas, convenientemente espaçadas, e fazendo a cura correctamente.

2.5-Normas Gerais para Execução de Revestimentos argamassados

a) As superfícies a revestir deverão ser limpas e molhadas antes de qualquer revestimento ser aplicado. Molhando a parede, executa-se a limpeza, permitindo as melhores condições de fixação do revestimento, com a remoção do limo, fuligem, poeira, óleo etc.,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com