TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLE DE MATERIAIS DE ACABAMENTO E REVESTIMENTO

Dissertações: CONTROLE DE MATERIAIS DE ACABAMENTO E REVESTIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/2/2015  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  905 Visualizações

Página 1 de 6

CONTROLE DE MATERIAIS DE ACABAMENTO E REVESTIMENTO

SUMÁRIO

1 Objetivo

2 Aplicação

3 Referências normativas e bibliográficas

4 Termos e definições

5 Procedimentos

6 Apresentação em Projetos Técnicos (PT) e solicitação de vistorias

7 Exigências aplicadas aos substratos

8 Impossibilidade de aplicação do método NBR 9442

ANEXOS

A Tabela de classificação dos materiais.

B Tabela de utilização dos materiais conforme classificação das ocupações.

C Exemplo de aplicação em planta baixa e corte.

1 Objetivo

Esta Instrução Técnica estabelece as condições a serem atendidas pelos materiais de acabamento e revestimento empregados nas edificações, para que, na ocorrência de incêndio, restrinjam a propagação de fogo e o desenvolvimento de fumaça, atendendo ao previsto no Decreto Estadual nº 46.076/01.

2 Aplicação

Esta Instrução Técnica se aplica a todas as edificações onde são exigidos controles de materiais de acabamento e revestimento conforme ocupações e usos constantes do anexo B.

3 Referências normativas e bibliográficas

NBR 9442/86 - Materiais de Construção - Determinação do índice de propagação superficial de chama pelo método do painel radiante - Método de Ensaio.

Para maiores esclarecimentos consultar as seguintes bibliografias:

ASTM E 662 – “Standard test method for specific optical density of smoke generated by solid materials”;

ISO 1182 – “Buildings materials – non – combustibility test”;

Uniform Building Code Standard 26-3 – “Room fire test standard for interior of foam plastic systems”;

4 Termos e definições

4.1 Para os efeitos desta Instrução Técnica, aplicam-se as definições constantes da Instrução Técnica 03 –Terminologia de proteção contra incêndio.

4.2 Materiais de revestimento:

Todo material ou conjunto de materiais empregados nas superfícies dos elementos construtivos das edificações, tanto nos ambientes internos como nos externos, com finalidades de atribuir características estéticas, de conforto, de durabilidade, etc. Incluem-se como material de revestimento, os pisos, forros e as proteções térmicas dos elementos estruturais.

4.3 Materiais de acabamento:

Todo material ou conjunto de materiais utilizados como arremates entre elementos construtivos (rodapés, mata-juntas, golas, etc).

4.4 Materiais termo-acústicos:

Todo material ou conjunto de materiais utilizados para isolação térmica e/ou acústica.

5 Procedimentos

5.1 Controle de materiais de acabamento e revestimento (CMAR).

5.1.1 O CMAR empregado nas edificações, destina-se a estabelecer padrões para o não surgimento de condicões propícias do crescimento e da propagação de incêndios, bem como da geração de fumaça.

5.1.2 Será exigido o CMAR, em razão da ocupação e uso, e em função da posição dos materiais de acabamento, materiais de revestimento e materiais termo-acústicos, visando:

a) Piso;

b) Paredes/divisórias;

c) Teto/forro;

d) Cobertura.

5.1.3 As exigências quanto a utilização dos materiais serão requeridas conforme a classificação da Tabela "B".

5.1.4 Os métodos de ensaio que devem ser utilizados para classificar os materiais com relação ao seu comportamento frente ao fogo (reação ao fogo), seguirão os padrões indicados na Tabela "A".

5.1.5 O CMAR não será exigido nas edificações com área menor ou igual a 750,00 m2 e altura menor ou igual a 12,00 metros nos grupos/divisões: A, C, D, E, G, F9, F10, H6, I, J, L2 e L3.

5.1.6 Todas as “Rotas de fuga” deverão possuir CMAR Classe I ou Classe II – A (Tabela “A” ) e as “Saídas de emergência” , Classe I ou Classe II – A, com Dm  100 (Tabela “A” ).

5.1.7 Os materiais utilizados como revestimento, acabamento e isolamento térmico-acústico nos poços de elevadores, monta-cargas e shafts, devem ser enquadrados na Classe I ou Classe II – A, com Dm  100 (Tabela “A” ).

6 Apresentação em projeto técnico e solicitação de vistorias

6.1 Quando da apresentação do Projeto Técnico, deverão ser indicadas em planta baixa e respectivos cortes, correspondentes a cada ambiente, ou em notas específicas, as classes dos materiais de piso, parede, teto e forro (vide anexo "C").

6.2 Quando da solicitação da vistoria deverão ser entregues as especificações e classificações respectivas (Tabela "A") dos materiais de revestimento e acabamento existentes, com os laudos e/ou memorial descritivo correspondentes para verificação "in loco", pelo vistoriador.

7 Exigências aplicadas aos substratos

Os ensaios para classificação dos materiais devem levar em conta e reproduzir a maneira como são aplicados na edificação. Caso o material seja aplicado sobre substrato combustível, este deverá ser incluído no ensaio. Caso o material seja aplicado a um substrato incombustível, o ensaio poderá ser realizado ultilizando-se substrato de placas de fibro-cimento com 6 mm de espessura.

8 Impossibilidade de aplicação do método NBR 9442

Na impossibilidade de classificação conforme NBR 9442, deverá ser realizado ensaio por meio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com