TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Riscos Físicos no Ambiente de Trabalho

Por:   •  25/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 4

Curso: Engenharia de Segurança do Trabalho

Disciplina: Higiene do Trabalho - Riscos Físicos no Ambiente de Trabalho

Atividade 2

Com base nos dados abaixo disponibilizados pelo site http://www.fundacentro.gov.br/sobrecarga-termica/estimar-ibutg considerando as coordenadas e altitudes dos municípios de Bagé – RS, Ribeirão Preto – SP, Piaçabuçu – AL, Guajará-Mirim – RO e Canutama – AM, bem como a exposição a céu aberto pelos trabalhadores não aclimatizados na atividade de aplicação de agrotóxico com trator, cujo metabolismo é da ordem de 174,45 W (150 Kcal/h), apresente teu parecer respeitando a seguinte pauta:

  1. Construção de gráficos comparativos (altitude e IBUTG) entre esses municípios, indicando se outras variáveis poderiam compor essa comparação. A URA influenciaria no fenômeno e no direito à insalubridade, ACET/FACET?

[pic 1]

CIDADE

ALTITUDE

IBTUG

Bagé-RS

199.32

25

Canutama-AM

57.59

33.2

Guajará-Mirin-RO

88.64

32.7

Piaçabuçu-AL

8.74

29.1

Ribeirão Preto - SP

527.08

29.7

A -Tabela utilizada para construção gráfica

Através da observação gráfica pode-se notar que, na região Norte, em cidades que apresentam praticamente a mesma altitude, elas também irão apresentar um índice IBUTG muito próximo. Também é possível notar que mesmo em altitudes muito elevadas a variação do índice não é relativamente muito alta, portanto, a altitude não é um fator que apresenta, para o período, grande influência na variação IBUTG.

Porém, variáveis utilizadas na obtenção do índice IBUTG como a temperatura do ar, a umidade relativa do mesmo, radiação e velocidade do vento, influenciam diretamente. Assim, ao analisarmos o direito de recebimento de insalubridade, temos que, apesar da URA ser um fator que deve ser considerado na obtenção dos índices de IBUTG, por si só não dá direito ao recebimento de insalubridade perante o enquadramento ACET/FACET. Neste sentido, somente com o trabalho do perito poderemos ter o enquadramento e o direito ao recebimento de insalubridade devido a URA para essas atividades.

  1. Verificação da NHO 06 - Tabela 1: Nível de ação para trabalhadores aclimatizados e limite de exposição ocupacional ao calor para trabalhadores não aclimatizados.

Conforme o comando temos: taxa de metabolismo é da ordem de 174,45 W (150 Kcal/h)

Tabela 1 - Nível de ação para trabalhadores aclimatizados e limite de exposição ocupacional ao calor para trabalhadores não aclimatizados (recorte)

[pic 2][pic 3]

Infere-se da tabela que o índice de tolerância para trabalhadores não aclimatados é de 28,2° e através dos dados obtidos nos municípios pode-se concluir que, com exceção dos trabalhadores não aclimatados no município de Bagé-RS, todos os demais municípios o limite de exposição ao IBUTG foi ultrapassado.

  1. Fundamentação e julgamento se há ativação do adicional de insalubridade, ACET e pagamento de FACET à RFB, para cada município.

A NR-15 enquadra a atividade de motorista como trabalho leve com taxa metabólica de 150 Kcal/h = 174,45 w (quadro 3). Ainda da NR no item 2.3 temos a seguinte definição: São caracterizadas como insalubres as atividades ou operações realizadas em ambientes fechados ou ambientes com fonte artificial de calor sempre que o IBUTG (médio) medido ultrapassar os limites de exposição ocupacional estabelecidos com base no Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo apresentados no Quadro 1 (IBUTGmáx) e determinados a partir da taxa metabólica das atividades, apresentadas no Quadro 2, ambos deste anexo.

Portanto, fazendo o uso das correlações da NR-15 com os municípios em questão teremos:

Município

IBTUG

Permissão/recomendação

Bagé-RS

25

Trabalho Contínuo

Canutama-AM

33.2

Medidas adequadas de controle precisam ser tomadas para ser permitido o trabalho

Guajará-Mirin-RO

32.7

Medidas adequadas de controle precisam ser tomadas para ser permitido o trabalho

Piaçabuçu-AL

29.1

Trabalho Contínuo

Ribeirão Preto - SP

29.7

Trabalho Contínuo

Quanto as Normas de Higiene Ocupacional – NHO06, temos que o limite de exposição é de 28,2. Assim, o adicional de insalubridade é ativado, com exceção de Bagé-RS, a todos os demais. Já a questão ACET/FACET, fica da seguinte maneira:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (466.9 Kb)   docx (558.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com