TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rolamentos Axial

Casos: Rolamentos Axial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 3

Outras causas de falha do rolamento são usualmente atribuídas a problemas tais como travamento, abrasivos, trincas, lascas, oxidação, etc. Entretanto, estas assim chamadas "causas" da quebra dos rolamentos são usualmente causadas pela instalação incorreta, ou manuseio inadequado, lubrificação insuficiente ou indevida, vedação incorreta ou seleção incorreta do rolamento. Desde que as “causas” conforme mencionadas acima possam ser evitadas mediante as devidas precauções e, portanto não sejam simples causas de fadiga, então podemos considerar o descascamento como o processo de fadiga natural do material.

3.2 Vida básica nominal e capacidade básica de carga dinâmica

Quando um grupo de rolamentos aparentemente idênticos estão sujeitos a cargas e condições de operação idênticas irão exibir uma grande diversidade em sua durabilidade.

Esta disparidade de "vida" pode ser explicada pela diferença da fadiga do próprio material do rolamento. Esta disparidade é considerada estatisticamente quando se calcula a vida do rolamento, e a vida básica nominal é definida como segue.

A vida básica nominal é baseada num modelo estatístico com 90% de confiabilidade, no qual é definido como o número total de revoluções que podem alcançar ou superar em 90% de um grupo de rolamentos idênticos sujeitos às mesmas condições de operação, antes que ocorra o descascamento devido a fadiga do material. Para rolamentos trabalhando em rotações constantes, a vida básica nominal (90% de confiabilidade) é expressa pelo número total de horas de operação.

A capacidade básica de carga dinâmica é uma expressão da capacidade de carga de um rolamento, baseado numa carga constante a qual o rolamento pode sustentar durante 1 milhão de revoluções (vida básica nominal). Para rolamentos radiais este valor é aplicado para cargas puramente radiais e para rolamentos axiais refere-se para cargas puramente axiais. Para estes são referenciados como capacidade básica de carga dinâmica radial (Cr) e capacidade básica de carga dinâmica axial (Ca).

Os valores de capacidade básica de carga dinâmica mostrados nas tabelas de rolamentos deste catálogo são para rolamentos construídos com materiais e técnicas de manufatura padrão da NTN.

A relação entre a vida nominal básica, a carga dinâmica equivalente e a carga no rolamento são dadas em fórmula.

Onde,

L10: Vida nominal básica em 106revoluções C: Capacidade de carga dinâmica, N {kgf}

(Cr: rolamentos radiais, Ca: rolamentos axiais)

P: Carga dinâmica equivalente, N {kgf}

(Pr: rolamentos radiais, Pa: rolamentos axiais) n: velocidade de rotação, rpm

A relação entre velocidade de rotação n e fator de velocidade fn, bem como a relação entre vida nominal básica L10he fator de vida fné demonstrada conforme tabela 3.1e figura 3.1.

A-17

●Capacidade de Carga e Vida Útil fnL rpm h f nL f rpm h f

Rolamentosde esferas Rolamentos de rolos

Fig. 3.1 Escala para vida nominal do rolamento

ClassificaçãoRolamentos de esferasRolamentos de rolos

Vida básica nominal L10h h

Fator de vida fh

Fator de rotação fn

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com