TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rolamentos

Casos: Rolamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 3

Montagem de rolamentos a quente

A força necessária para montar um rolamento aumenta rapidamente de acordo com o tamanho do rolamento. Por causa da força exigida para a montagem, os rolamentos maiores não podem ser fixados no eixo ou na caixa apenas com a força da pressão. Por isso é que os rolamentos e as caixas são aquecidos antes da montagem.

Princípio do aquecimento por indução

O aquecimento por indução pode ser comparado a um transformador que utiliza o princípio de uma bobina principal com grande número de espiras e uma bobina secundária, com poucas espiras, montadas em uma base de ferro comum. O quociente da tensão de entrada e saída é igual ao quociente das espiras, ao passo que a energia permanece a mesma. Em resultado, a bobina secundária fornecerá uma tensão baixa em alta amperagem. No caso dos aquecedores por indução da SKF, os rolamentos constituem a bobina secundária de rotação única e circuito fechado, na qual uma baixa tensão de corrente alternada (AC) flui a uma amperagem alta, gerando alta temperatura. O aquecedor propriamente dito e a barra permanecem na temperatura ambiente. Visto que este tipo de aquecimento é induzido por corrente elétrica, o rolamento se torna magnetizado.

É importante garantir que os rolamentos sejam desmagnetizados para que não atraiam partículas metálicas durante a operação. Todos os aquecedores por indução da SKF possuem ciclos de desmagnetização automática.

________________________________________

Montagem a quente

A diferença de temperatura entre o rolamento e a superfície de montagem dependerá da magnitude do ajuste fixo e do tamanho do rolamento. Normalmente, a temperatura do rolamento entre 80 °C a 90 °C (144 °F a 162 °F) acima da do eixo é suficiente para o processo de montagem. Nunca aqueça o rolamento a uma temperatura superior a 125 °C (257 °F), porque a estrutura do material poderá sofrer alterações e produzir distorções no diâmetro ou na têmpera. Deve-se evitar o superaquecimento local e, em especial, jamais aqueça o rolamento aplicando uma chama direta.

Lifting gear Never heat a bearing using

an open flame

Use luvas limpas de proteção ao montar rolamentos a quente. O emprego de dispositivos de elevação pode facilitar a operação. Empurre o rolamento tanto quanto possível ao longo do eixo e mantenha-o na posição final, pressionando-o até obter a compressão suficiente para gerar o aperto seguro do rolamento no eixo. A SKF fornece uma ampla gama de equipamentos de aquecimento, tais como aquecedores de indução e placas aquecidas por eletricidade com termostato regulável e cobertura para todas as necessidades típicas da operação de montagem.

________________________________________

Conceito m20 da SKF A expressão “m20” representa o peso (kg) do rolamento mais pesado, o modelo SRB 231, que pode ser aquecido de 20 °C a 110 °C (68 °F a 230 °F) em 20 minutos. Esse valor define a energia de saída do aquecedor em vez do seu consumo de energia.

Guia de seleção

Não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com