TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rui Miguel

Monografias: Rui Miguel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/1/2015  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 2

Juntando interação, humano e máquina somos levados a imaginar um vasto leque de possibilidades, algumas das quais não interessam no contexto deste estudo. Por isso o foco é a Interação Humano Computador (IHC).

Para a [1] a ciência da computação é o estudo dos computadores e o que eles podem fazer – as capacidades e limites inerentes a computadores abstratos, o design e características de computadores reais, e as inúmeras aplicações de computadores na resolução de problemas. Com uma área de abrangência tão vasta, importa, no âmbito deste estudo, definir Interação Humano-computador (IHC): […] é aquela que considera todos os aspetos relacionados com a interação entre pessoas e computadores [2].

Nos anos 1950, os computadores, mesmo sendo muito pesados e difíceis de usar, surgiram na cena comercial. Na década de 1970 foram grandes os avanços tecnológicos e diminuição de preço peso e volume, permitindo a criação de computadores pessoais e a popularização do seu uso por pessoas leigas em computação [3]. As universidades e centros de pesquisa acompanharam e ajudaram a evolução ao investir em pesquisas e no desenvolvimento de sistemas que pudessem ser utilizados por utilizadores que não especializados e que lhes fossem úteis [2].

No Prefácio de [4], Joaquim Jorge refere que no início da década de 1980 alguns pioneiros criaram, dentro da maior associação profissional a nível mundial na informática - a Association for Computing Machinery (ACM), um grupo de interesse chamado Special Interest Group on Computer Human Interaction (SIGCHI). Nascia assim, a disciplina Interação Humano-Computador (IHC) dentro da Ciência da computação.

A SIGCHI define IHC como a disciplina que se interessa com o design, avaliação e implementação de sistemas computacionais interativos para uso humano e com o estudo dos principais fenómenos à sua volta – a interação [5]. No mesmo artigo é referido que, do ponto de vista da ciência da computação, o foco é a interação e especificamente a interação entre um ou mais humanos e um ou mais máquinas computacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com