TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecidos e Armarinhos Miguel Bartolomeu S.A – Tambasa

Tese: Tecidos e Armarinhos Miguel Bartolomeu S.A – Tambasa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  Tese  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  1.158 Visualizações

Página 1 de 5

Histórico

Apresentação da organização:

Razão Social: Tecidos e Armarinhos Miguel Bartolomeu S.A – Tambasa.

Nome Fantasia: TAMBASA

Ramo de negócio: Atacadista

Atividades Relevantes: Exporta mais de 20.000 produtos para todo o Brasil.

Porte/tamanho: Grande porte 330.000 metros metros quadrados

Produtos ou serviços:Um mix de produtos de mais de 18.000 itens

Endereço: Via Manoel Jacinto Coelho Junior, 1001 - Contagem, Minas Gerais - Brasil

Nome dos principais executivos:Sr Atônio Miguel Brtolomeu,Sr Alberto Portugal,Sr Gerson Bartolomeu

HISTORICO DA ORGANIZAÇÃO

Em 1915, Miguel Bartolomeu , um jovem sapateiro de 20 anos, saiu de casa em Santana do Guaraciaba (MG) , com um pé de ferro , um pedaço de couro e um sonho de vencer na vida.

Naquela época, a principal fonte de renda do país era o café, sendo assim, Miguel adaptou uma máquina de limpar café em um caminhão, fazendo a limpeza dos grãos ainda na roça, levando-os para vender em outros estados.

Unindo sua criatividade com seu espírito de empreendedor, ele não abandonou a profissão que herdara de seu pai, fez muitas botinas por encomendas, entregando-as à cavalo de fazenda em fazenda. Passou a vender rapaduras, toucinhos de porco, picolés, até começar a vender tecidos , botões e aviamentos em 1936.

Em 1949, o Brasil vivia um momento raro de democracia após o fim do Estado Novo e a derrocada de Vargas. Em Minas, especialmente na capital, as obras, notadamente a construção civil, continuavam em expansão. O processo de industrialização ganhava espaço com o governador JK, e Minas Gerais passou a ser um importante pólo de atração, tanto de pessoas do interior mineiro, quanto de migrantes de outros Estados da Federação.

Neste ano, situada em Ponte Nova, MG, a “Casas Miguel Bartolomeu Ltda” iniciou suas atividades no varejo, posteriormente passando a atuar no atacado, devido à grande demanda de produtos vindos de outros estados.

Na década de 60, não existia a Ceasa. Os atacadistas em Belo Horizonte de secos e molhados estavam localizados principalmente na Rua dos Gaicurus. Já os de aviamentos, roupas e tecidos, concentravam-se na Rua dos Caetés e na Av.Santos Dummont, sendo quase todos conduzidos por sírios, libaneses e turcos.

O crescimento da capital e seus arredores atraiu muitas empresas e fez com que novos investimentos aportassem na cidade , foi quando em 1969, a Casas Miguel Bartolomeu abriu uma filial em Belo Horizonte, na Rua Peçanha , mais tarde, renomeando-se como Tecidos e Armarinhos Miguel Bartolomeu S.A – Tambasa.

Com registros e pedidos datilografados e o livro de preços impressos no mimeógrafo , as tabelas de alterações de preços eram feitas via telefone aos representantes . As transmissões de mensagens a longas distâncias eram feitas por telex e o cadastro dos clientes eram feitos através de fichas arquivadas em fichários.

Em 1988, já com a filial na Ceasa, a nova sede da empresa na BR 040 tomava forma. Os pedidos de venda eram tirados através de palm tops pela visita dos representantes em todos os cantos do país, e apesar de toda a dificuldade da falta de internet em muitos pontos do Brasil , os pedidos eram passados por telefone. Muitas entregas foram feitas através de balsas, navegações diversas e bicicletas, devido à dificuldade dos trechos enfrentados pelos motoristas.

Três anos depois, a sede da Tambasa em Contagem era finalizada com seus 33.000 m de área construída.

Em 2001, os vendedores já estavam equipados com netbooks, o sistema de envio de pedidos era on line e o depósito da Tambasa contava com 23.000 metros quadrados, mas o espaço ainda não era suficiente. Sendo assim, em 2005, o depósito foi ampliado para 63.000 metros quadrados.

Em 2012, os representantes começaram a ter acesso ao sistema de vendas através dos Tablets. No final de 2012, a Tambasa Atacadistas investiu na compra de outro terreno de 110.000 metros quadrados, onde está sendo construído um novo galpão.

Aumentando a área de estocagem em mais 27.000 metros quadrados e com pé direito de 23 metros de altura, a atual capacidade de armazenamento dos produtos será dobrada , sendo sua movimentação e armazenamento feitos de forma mecânica.

Seu Faturamento Anual é de 1.580.000.00, atualmente a Tambasa conta com uma área de 330.000 metros: um depósito concluído com 63.000 metros e outro em construção com 27.000 metros de capacidade de armazenamento.

Um mix de produtos de mais de 18.000 itens, 2.000 representantes, 2.200 funcionários , 213 caminhões próprios e cerca de 600 terceirizados, com uma cartela de clientes ativos em aproximadamente 120.000.

A Tambasa possui filiais nos estados de Minas Gerais (CEASA-MG), São

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com