TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SARSO SUBORBITAL

Tese: SARSO SUBORBITAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Tese  •  1.758 Palavras (8 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 8

Faculdade Anhanguera de Tecnologia de São Bernardo

Engenharia Eletrônica com ênfase em Automação Industrial

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Física I

Nome: Johnny Ribeiro do Vale RA: 9088482409

Professor: Humberto Maia

São Bernardo do Campo

2014

Sumário

DESAFIO 3

ETAPA 1 (tempo para realização: 4 horas) 6

ETAPA 2 (tempo para realização: 4 horas) 10

ETAPA 3 (tempo para realização: 4 horas) 16

Referência bibliográfica 19

DESAFIO

Este desafio é baseado no projeto SARA (Satélite de Reentrada Atmosférica) desenvolvido no instituto de aeronáutica e espaço em São José dos Campos destinado a operar em órbita baixa, circular, a 300 km de altitude. O projeto ainda se encontra em fase inicial denominado SARA SUBORBITAL em que seus subsistemas serão verificados em voo. Os principais cálculos a serem realizados, mostrarão resultados, envolvendo algumas grandezas físicas como: medição, velocidade média, aceleração e equações do movimento.

Nas figuras apresentadas a seguir, pode-se ver o VS-40 e o satélite SARA. Para maiores informações sobre o projeto SARA, pode-se consultar o site do Instituto de Aeronáutica e espaço do Ministério da Defesa do Brasil. Disponível em: <http://www.iae.cta.br/?action=sara>. Acesso em: 29 mar.2012

Figura 1 – Imagem do SARA

Figura 2 – VS-40

Figura 3 – Veículo de Sondagem VS-40

O projeto SARA compreende a fase de modelagem e ensaios tanto no solo quanto em voo. Seu lançamento será a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) no Maranhão. O clã tem capacidade de colocar em órbita satélites com missões pacíficas e integradoras, favorecendo, assim, a comunicação e a pesquisa, de forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida do homem.

Instalações do complexo de lançamento Inspeção da base de lançamento

Figura 4 – Instalações do complexo e base de lançamento

Pode-se consultar mais sobre o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Disponível em: <http://www.cla.aer.mil.br>. Acesso em: 28 mar. 2012.

Objetivo do Desafio

Elaborar um memorial descritivo de cálculos, envolvendo o voo de um satélite lançado por um veículo de sondagem (VS-40).

Livro Texto da disciplina: A produção desta ATPS é fundamentada no livro-texto da disciplina, que deverá ser utilizado para solução do desafio: HALLIDAY, David; RESNICK, Robert et al. Física I. 8a ed. Rio de Janeiro: LTC Livros Técnicos e Científicos, 2009, v.1.

ETAPA 1 (tempo para realização: 4 horas)

Aula-tema: Grandezas Físicas e Movimento Retilíneo.

Essa etapa é importante para aprender a fazer conversões de unidades, pois a coerência entre os sistemas de unidades envolvidas é necessária para garantir o sucesso na solução da situação-problema. Através da leitura do texto, você compreenderá a importância científica, tecnológica e social para o Brasil desse importante projeto.

Destacamos também que nessa etapa é importante que estudar e compreender o conceito de velocidade média. Uma técnica eficiente para a solução de qualquer problema parte de um sólido entendimento do conceito e posteriormente a aplicação correta da expressão matemática adequada.

Para realizá-la, execute os passos a seguir.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Realizar a conversão da altura máxima 300 km (apogeu) baseado nas informações acima para a unidade pés (Consultar uma tabela para fazer essa conversão).

1km=3280,84pés

300km=x

x=300×3280,84

x=984252

x=9,84×〖10〗^5

Resposta: A altura de apogeu em unidade pés é de 9,84×〖10〗^5 pés.

Passo 2 (Equipe)

Considerar as informações do projeto amerissagem na água (pouso). Será a 100 km da cidade de Parnaíba. Fazer a conversão da distância para milhas náuticas.

Figura 5 – Pouso na água

1km=0,5399 milhas náuticas

100km=x

x=100×0,5399

x=54

Resposta: A distância do ponto de amerissagem da cidade de Parnaíba é de 54 milhas náuticas.

Passo 3 (Equipe)

Fazer uma leitura do texto “O projeto SARA e os hipersônicos”. Disponível em: <http://www.defesabr.com/Tecno/tecno_SARA.htm>. Acesso em: 28 mar. 2012.

O texto disponível no site sobre o projeto Sara, mostra informações atualizadas sobre o projeto. Por exemplo, em abril de 2013, o projeto SARA encontrava-se em uma fase em que os seus subsistemas seriam verificados em um voo suborbital onde deverá testar em voo o subsistema de recuperação, o subsistema de redes elétricas e o módulo de experimentação. O texto mostra os objetivos do projeto Sara em relação aos hipersônicos que é o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com