TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimentos realizados em Sara Suborbital

Artigo: Experimentos realizados em Sara Suborbital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Artigo  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

Definição:

SARA é uma plataforma orbital (em desenvolvimento ainda suborbital) a ser lançada pelo foguete de sondagem VS-40M (nesta fase de desenvolvimento, pois quando o voo for orbital exigirá o uso de um veículo lançador de satélites) para a realização de experimentos em ambiente de microgravidade, tendo como teto operacional uma órbita baixa de até 300 km de altitude, dentro de um período de no máximo dez dias.

No futuro, esta plataforma abrirá novas possibilidades para a realização de projetos de pesquisa e desenvolvimento nas mais diversas áreas e especialidades tais como biologia, biotecnologia, medicina, materiais, combustão e fármacos, entre outros.

O SARA vai trazer ao Brasil este "selo" de construtor de satélites com capacidade de reentrada. Este tipo de programa do ponto de vista tecnológico é importanteporque ele representa uma volta completa no circulo de competências de engenharia espacial.

Une segmentos da engenharia espacial normalmente associados a satélite como controle de atitude, propulsão orbital, condicionamento de potência elétrica, telemetria e tele controle, com competências de engenharia de foguetes como aerodinâmica hipersônica, materiais resistentes ao calor, estruturas e sistemas de recuperação. A soma disto tudo fornece quase a totalidade das competências básicas de um programa espacial.

Os subsistemas:

O Subsistema Estrutural é responsável pela resistência tanto às cargas em vôo e de impacto com a água, quanto pela proteção térmica nas fases mais críticas da missão. Uma destas fases críticas é a da reentrada atmosférica, pois o veículo deixa a atmosfera mais densa (que termina em cerca de 100 km de altitude) e retorna a ela após trafegar no vácuo. Muito embora o veículo não possua uma velocidade tão alta quanto à de um veículo retornando da órbita terrestre, ainda assim, o aquecimento cinético é significativo, demandando um cuidado especial para que a estrutura não seja submetida a temperaturas muito altas.

O Subsistema de Recuperação é constituído de um conjunto de três tipos de pára-quedas: uma aba piloto, para a extração dos demais pára-quedas, um pára-quedas de arrasto, para a redução principal de velocidade, e um conjunto de paraquedas principais, para levar a plataforma até a velocidade de descida especificada para o impacto com a água.

O Subsistema de Redes Elétricas engloba toda a eletrônica embarcada no veículo. OSara Suborbital se estrutura segundo uma arquitetura eletrônica descentralizada. Ele possui uma Rede de Serviço, destinada ao suprimento de energia e ao sequenciamento de eventos em voo, uma Rede de Telemedidas, destinada à transmissão dos dados de voo para a estação de solo, uma Rede de Controle, onde estão localizados os sensores inerciais e o computador de bordo, incluindo os atuadores de gás frio (destinados a zerar as velocidades angulares da plataforma) e uma Rede de Segurança, responsável por comandar a teledestruição do veículo VS-40 caso este assuma uma trajetória anômala. Neste particular, o Sara Suborbital apresenta uma proposta inovadora, pois toda a eletrônica do veículo VS-40 se encontra dentro da plataforma SARA Suborbital. Assim sendo, esta eletrônica pode ser recuperada após o voo.

O Módulo de Experimentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com