TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS PLANOS DE ELEMENTOS LINEARES

Por:   •  13/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 2

2. SISTEMAS PLANOS DE ELEMENTOS LINEARES

 Os elementos lineares são formados por: tirantes, colunas, vigas, treliças, grelhas plana e pórticos.

  • Viga e uma estrutura linear, armada horizontalmente ou inclinada, possui um ou mais apoios, são responsáveis por apoiar as lajes e tudo o que tiver acima, a mesma desloca o peso dos elementos situados na parte superior para as colunas, se trata de um elemento estrutural podendo ser feito de madeira, ferro ou concreto. (UNICAMP, 2003)

Figura xx: Viga de Ferro

[pic 1]

Fonte: Acosmetafer

  • Tirante, O mesmo e o responsável por passar ao interior da peça, a tração exercida, conduzindo através de mono barras de aço ou cabos, sendo eles agrupados em três tipos: de cordoalha, de barras e de fios.

A sua utilização se da através da fixação de estruturas especiais, Contenção de taludes em rocha e solos, sustentação de paredes e ancoragem de lajes combatendo sub pressão. Os tirantes podem se classificar em dois grupos: permanente e provisório. Tirantes permanentes são aqueles que permaneceram a uma estrutura definitiva, sendo assim deverá ter sua vida útil de acordo com o fim que se designam. Já os tirantes provisórios só serão utilizados por um tempo, como auxílio em vários casos da construção civil como contenção de obras de infraestrutura.

Figura xx: Tirante e seus componentes

[pic 2]

 Fonte: techne17

  • Coluna se trata de elemento estrutural usado para apoiar elementos construtivos, podendo ser de varias formas e diversos adereços, sendo de várias matérias como metal, pedra, madeira ou alvenaria, contendo três partes: base fuste e capitel. Embora tenha a mesma função de um pilar, este é geralmente mais robusto.

  • A treliça e utilizada nas coberturas de galpões e edifícios industriais, trabalha tracionando e comprimindo as hastes, conforme podemos ver na figura 1.

Figura 01 - Treliça

[pic 3]

Fonte: ruda 2009

 Grelha plana e formada por duas linhas de vigas, horizontais e verticais onde e suportado as cargas que atam em perpendicular ao plano da gralha, muito utilizada em pontes e pisos de edifícios, como podemos observas na figura 02.

Figura 2 – Grelhas

[pic 4]

Fonte: ruda 2009

Porticos são sistemas formados pela associação de hastes retilíneas ou curvilíneas com ligação rígida entre si, na figura 3 podemos ver uma estrutura de pórtico.

Figura 3 – pórtico

[pic 5]

Fonte: ruda 2009

Referencia Bibliografica:

UNICAMP. USP – EESC – Departamento de Engenharia de Estruturas. Diponivel em:< http://www.fec.unicamp.br/~almeida/cv714/Vigas.pdf>. Acesso em 17/02/2019.

http://techne17.pini.com.br/engenharia-civil/123/artigo286420-1.aspx

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (203.2 Kb)   docx (96.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com