TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SN BERNARDO CONFECÇÕES

Por:   •  9/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Professor: Jorge Luís de Lima Maciel

Empresa: SN BERNARDO CONFECÇÕES

[pic 2]

Flávio de Sousa Rebouças Filho - 1913019

Jorge Mateus Bernardo Tavares – 1913017

Matheus Rodrigues Canamary – 1720648

Pedro Afonso Gonçalves Mendonça – 1913024

Fortaleza-CE

2021

Sumário

Introdução        3

Desenvolvimento        4

 Situação Real        5

 Fatores Humanos        5

 Fatores Técnicos        5

 Fatores Ambientais        6

 Fatores Organizacionais        6

 Fatores Econômicos        6

Conclusão        8


Introdução

Segundo a Norma Regulamentadora NR 17, a Análise Ergonômica do Trabalho (AET), serve para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características físicas e psicológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a Análise Ergonômica do Trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho, conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora.

A metodologia da AET, na linha de pesquisa francesa, visa “conhecer o trabalho para transformá-lo” (Guérin 2001). A intenção é promover saúde, segurança no trabalho e produtividade. Para isso é necessário ter um olhar atento as atividades de trabalho e assim evidenciar os riscos para a Saúde e Segurança.

Neste cenário, emerge a importância da ergonomia, que elenca os aspectos físicos, relacionado com as características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação a atividade física; os aspectos cognitivos, o qual refere-se aos processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora conforme afetem as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema; e, os aspectos organizacionais, o qual concerne à otimização dos sistemas sócio técnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processos.

O objetivo do estudo consiste em realizar a AET aplicada ao posto de trabalho dentro de uma empresa de confecção de roupas e sua loja conjunta, SN Bernardo Confecções, situado na cidade de Fortaleza especificamente no bairro do Mondubim. Neste contexto, é preciso verificar como os trabalhadores e vendedores da empresa conseguem suportar todos os fatores que estão presentes em seu dia a dia. Portanto, o estudo propicia, não só oportunidade de investigar tais aspectos, como propor melhorias onde for necessário, através dos preceitos de Ergonomia.


Desenvolvimento

A partir do que foi ministrado em sala de aula, foi realizada uma análise da Situação Problema dos 4 setores da empresa, representados nas imagens abaixo, onde através de uma inspeção nos fatores da Situação Real, foi possível realizar um diagnóstico com o intuito de localizar possíveis e problemas, e propor melhorias.

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9][pic 10]

  • Situação Real

A análise da situação real foi realizada através da observação dos setores da empresa, onde foi possível relatar os seguintes fatores:

  • Fatores Humanos

A Empresa possui ao todo 19 funcionários, para  a análise dos Fatores Humanos, foram entrevistados um funcionário de cada setor da empresa, e os mesmo responderam as seguintes perguntas.

NOME

José Eduardo

Jane Pereira

Suzete Tavares

Viviane Santos

Idade

36 Anos

41 Anos

51 Anos

40 Anos

SETOR

Corte

Costura

Administração

Vendas

HORAS DE TRABALHO

8 horas

8 horas

10 horas

8 horas

ESCOLARIDADE

Ensino Médio Completo

Ensino Médio Incompleto

Ensino Médio Completo

Ensino Médio Completo

POSTURA NO TRABALHO

Em Pé

Sentado

Sentado e Em Pé

Sentado e Em Pé

POSSUI PROBLEMAS DE COLUNA

Não

Não

Não

Não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (601.5 Kb)   docx (468.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com