TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOLDADURA

Projeto de pesquisa: SOLDADURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.385 Palavras (22 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 22

Sumário

SOLDAGEM 3

TIPOS DE SOLDA 4

Brasagem 4

Soldagem de pinos 6

Aplicações da soldagem à pinos 6

Materiais 7

Soldagem com eletrodo revestido 7

Funções do revestimento 7

Vantagens 7

Limitações 7

Soldagem com Arame Tubular 8

Soldagem TIG 9

Vantagens 10

Limitações 10

Detalhes da Soldagem TIG 10

Soldagem MIG 11

Detalhes Processo de Solda Mig (Metal Inert Gás) 11

Vantagens 12

Limitações 12

Soldagem por resistência 13

Vantagens 13

Limitações 14

Soldagem por arco submerso 14

Funcionamento 15

Componentes Essenciais de um Equipamento de Arco Submerso 15

Soldagem em alumínio 17

Soldagem plasma 17

Plasma, o quarto estado da matéria 18

Processo de Soldagem Plasma 18

ELEMENTOS DE MAQUINAS 20

Parafusos: 20

Tipos de parafusos: 21

Arruelas 26

Tipos de arruelas 27

Engrenagens 29

Engrenagem cilíndrica de dentes retos 30

SOLDAGEM

É um processo que visa a união localizada de materiais, similares ou não, de forma permanente, baseada na ação de forças em escala atômica semelhantes às existentes no interior do material e é a forma mais importante de união permanente de peças usada industrialmente. Existem basicamente dois grandes grupos de processos de soldagem. O primeiro se baseia no uso de calor, aquecimento e fusão parcial das partes a serem unidas, denominado "processos de soldagem por fusão". O segundo se baseia na deformação localizada das partes a serem unidas, que pode ser auxiliada pelo aquecimento dessas até uma temperatura inferior à temperatura de fusão, conhecido como "processos de soldagem por pressão" ou "processos de soldagem no estado sólido".

A solda deve propiciar forte aderência mecânica, e no caso de soldas em equipamentos elétricos ou eletrônicos deve permitir a mínima resistência elétrica.

O processo envolve muitos fenômenos metalúrgicos como, por exemplo, fusão, solidificação, transformações no estado sólido, deformações causadas pelo calor e tensões de contração, que podem causar muitos problemas práticos. Estes podem ser evitados ou resolvidos aplicando-se princípios metalúrgicos apropriados ao processo de soldagem.

A Soldagem é sem sombra de dúvida o modo mais utilizado para unir duas partes metálicas, que é um processo de união, utilizando uma fonte de calor, com ou sem aplicação de pressão. Características do Processo de Soldagem:

• Produzir energia para unir dois metais

• Evitar o contato da região aquecida com o ar atmosférico

• Remover contaminações das superfícies que estão sendo unidas

• Controlar as transformações de fase na junta soldada

Os processos de soldagem podem ser classificados de acordo com o tipo de fonte de energia ou de acordo com a natureza da união.

A escolha do processo de soldagem envolve basicamente quatro fatores:

• O projeto da junta (tipo, posição,...)

• A espessura do material

• A natureza do material a ser soldado

• O custo de fabricação (produtividade, qualidade da junta, durabilidade do produto...)

TIPOS DE SOLDA

Brasagem

Uma operação parecida e confundida com soldagem . A principal diferença entre a brasagem e a soldagem é o fato de que na brasagem não há fusão do metal de base. A união é obtida pela difusão entre metal de adição (fundido) e o metal de base (sólido). Outra diferença é o mecanismo responsável pelo preenchimento da cavidade, o qual ocorre pelo efeito de capilaridade.

Existem alguns tipos de processos híbridos de brasagem, atualmente utilizados na indústria automobilística de ponta, como o processo Laser Brazing.

Brasagem:

Soldagem de pinos

Trata-se de um processo de soldagem a arco elétrico que une pinos ou peças semelhantes por aquecimento e fusão do metal base e parte da ponta do pino, seguido de imediata pressão, para melhor união e solidificação. A energia elétrica e a força mecânica são transmitidas através de um porta-pinos num dispositivo de elevação, e protegidos por uma cerâmica, que tem como função a proteção contra os respingos, contaminação atmosférica, e conter o metal líquido.

O arco elétrico é obtido através da operação de toque e retração de pino. Depois de um determinado tempo, onde o pino é submerso no banho de fusão. O anel de cerâmica concentra o arco voltaico, protege contra a atmosfera e limita o banho de fusão. Durante a soldagem, o anel de cerâmica e o pino são colocados manualmente no equipamento apropriado conhecido como pistola para Stud e o processo de solda é executado pelos comandos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com