TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOLDAGEM A PRESSAO

Monografias: SOLDAGEM A PRESSAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 4

solda por resistência

A soldagem por resistência, baseia-se na passagem de corrente elétrica pelas superfícies de contato. Essa corrente aquece as superfícies causando assim a soldagem. O efeito é maior conforme o aumento da pressão externas entre as superfícies .

Os metais são unidos sem a adição de material através da aplicação de corrente e pressão na zona a ser soldada. A quantidade de calor depende da resistência elétrica e da área a ser soldar.

Em geral, as soldas feitas por resistência elétrica tem como característica o rápido aquecimento que ela produz devido a passagem de altas correntes e pressão, a rapidez com que se pode fazer uma solda pontual, que é em frações de segundos e a junção dos metais em superfícies sobrepostas ou de topo

Há quatro tipos de soldagem por resistência: soldagem por pontos, soldagem por projeção, soldagem por costura e soldagem de topo.

soldagem por pontos

A soldagem por pontos é um processo em que as superfícies são unidas por meio de um ou mais pontos sobre os quais são aplicados calor e pressão; o calor é gerado pela resistência a uma corrente elétrica que passa através das peças mantidas em contato durante um curto período de tempo; o processo utiliza baixa tensão, alta intensidade de corrente e pressão. A soldagem por pontos utiliza eletrodos cilíndricos e a corrente de soldagem é concentrada num ponto na junta.

aplicação da soldagem por pontos

A soldagem por pontos é muito utilizada na união de chapas de aço com até 1/8' de espessura e ocasionalmente para a união de chapas de 1/4" ou mais. Em conjuntos de duas ou mais chapas estampadas, a alta velocidade de soldagem do processo garante economia em relação aos outros métodos mecânicos

vantagens da soldagem por pontos

As maiores vantagens da soldagem por pontos são a alta velocidade e a facilidade de automação com alta taxa de produção; em muitas operações é um processo econômico, devido a ser mais rápido do que os processos a arco elétrico e com maçarico, além de requerer menor habilidade de execução.

desvantagens da soldagem por Pontos

A sobreposição da junta aumenta o peso e o custo do material utilizado; os custos do equipamento são geralmente maiores do que os custos do equipamento para soldagem a arco elétrico..

soldagem por projeção

Na soldagem por projeção, o fluxo de corrente e o calor são localizados num pontos pré-determinados pelo projeto; estes pontos podem estar em uma ou ambas as peças. Antes de serem soldadas por projeção, as peças precisam ser estampadas, forjadas ou sofrer outro meio de conformação, de modo que possam adquirir as formas das projeções produzidas.

aplicação da soldagem por projeção

A soldagem por projeção é principalmente utilizada para unir peças estampadas, forjadas ou usinadas. O processo geralmente utiliza chapas finas de espessuras entre 0,5 e 3,2mm.

vantagens da soldagem por projeção

Em geral, soldas feitas por projeção podem ser utilizadas em substituição à soldagem por pontos; Este tipo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com