TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A pressão de vapor

Resenha: A pressão de vapor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  Resenha  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 2

Quando se tem mistura de líquidos, o método de separação mais simples é a destilação. Devido às diferentes características, os compostos misturados em solução apresentam volatilidades distintas e, dessa forma, a partir do aquecimento, o líquido mais volátil evapora antes e condensa-se, sendo assim, separado sob a forma de destilado.

A pressão de vapor é a tendência que as moléculas têm de passar do estado líquido para o gasoso. Independente da pressão atmosférica, a pressão de vapor sob a superfície do líquido é constante a uma dada temperatura. Se a aumentamos, a pressão de vapor sobe até se equiparar à pressão atmosférica, obtendo-se, assim, o ponto de ebulição. Em geral, quando se reduz a pressão externa à metade, conseguimos abaixar o ponto de ebulição da solução 15 °C.

Se a volatilidade dos líquidos a serem separados não forem muito diferentes (deve haver uma diferença de pelo menos 50 °C), a destilação simples não será eficiente. O correto a fazer é repetir o processo várias vezes ou utilizar uma coluna de destilação fracionada.

A montagem do aparelho de destilação permite que ocorra a evaporação do líquido, a condensação do vapor e a coleta. Um termômetro é colocado na altura da entrada do condensador, quando a temperatura se mostra constante, indica a temperatura real do vapor. Antes disso, quando ainda está subindo, não significa que a temperatura do vapor também está subindo. Quando observamos que o vapor está se condensando na ponta do termômetro, podemos dizer que a temperatura indicada é o ponto de ebulição.

Geralmente, líquidos orgânicos que são preparados por reações em solução aquosa contêm pequenas quantidades de água. Essa água deve ser removida antes da destilação, com um reagente inorgânico que combina com a água formando um precipitado. Para remover esse precipitado, utilizamos o método de filtração simples com o papel de filtro pregueado.

Para selecionar o reagente inorgânico, devemos fazer as seguintes considerações: este não deve reagir com o líquido orgânico; não deve agir como catalisador; e deve ter alta capacidade de reação com a água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com