TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SQL*LOADER

Seminário: SQL*LOADER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  Seminário  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

SQL*LOADER

Com o crescente armazenamento de informações, os bancos de dados tem crescido de maneira considerável inclusive chegando facilmente à casa dos Terabytes. E em algum momento, enfrentaremos a necessidade de efetuarmos um upload em massa de conjunto de dados gerados a partir de sistema de terceiros. Essa é a finalidade do SQL*Loader

O SQL*Loader utiliza vários arquivos. Os arquivos de dados de entrada são os dados de origem cujo upload será executado no banco de dados. O arquivo de controle é um arquivo de texto com diretivas que informa ao SQL*Loader como interpretar o conteúdo dos arquivos de entrada e o que fazer com aslinhas que ele extrai deles. Os arquivos de log resumem o êxito (ou não) do processo, com detalhe de todos os erros. Vale lembrar que as linhas extraídas dos arquivos de entrada, poderão ser rejeitadas pelo SQL*Loader, talvez porque não estejam de acordo com o formato esperado pelo arquivo de controle ou até mesmo pelo banco de dados.

Em qualquer uma das hipoteses, elas serão gravadas em um bad file (arquivo de erros).

Os arquivos de entrada podem ser gerados por qualquer ferramenta mas é importante que o SQL*Loader entenda o seu layout, pois existem algumas restrições sorbe o layout de dado que, possivelmente, não serão executados com êxito. Ainda assim, o SQL*Loader pode ser configurado para ler uma grande variedade de formatos

O SQL*Loader é um processo de usuário, que estabelece uma sessão no banco de dados. O uso de tabelas externas permite que dados nos arquivos compativeis com o SQL*Loader sejam lidos interativamente pelas sessões, como se estivessem armazenados em uma tabela interna.

Permite ainda que sejam gravados, dados em uma tabela externa

O SQl*Loader possui diversas funções como relatadas abaixo:

- Dados que podem ser carregados a partir de vários arquivos de dados de entrada de diferentes tipos de arquivos.

- OS registros de entrada podem ser de comprimentos variáveis ou fixos.

- Várias tabelas podem ser carregadas na mesma execução, além de carregar logicamente os registros selecionados para cada uma das respectivas tabelas.

- As funções SQL podem ser aplicadas sobre os dados de entrada antes que sejam carregadas nas tabelas.

Vários registros físicos podem ser combinados em um registro lógico único. E da mesma forma, o SQL pode usar um único registro físico e carregá-lo em vários registros lógicos.

QL * Loader (sqlldr) é o utilitário para usar cargas de dados de alto desempenho. Os dados podem ser carregados a partir de qualquer ficheiro de texto e inserido na base de dados.

O SQL*Loader pode ser iniciado digitando-se sqlload, sqlldr ou sqlldr80 em uma linha de comando. Vale lembrar que o comando exato, dependendo do sistema operacional, poderá ser diferente.

...

Baixar como  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »