TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sapata isolada

Por:   •  15/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

Tubuloes

Elementos de fundação profunda construídos concretando um poço (revestido ou não) aberto no terreno, geralmente dotado de base alargada.
revestidos/não revestidos => utilizados acima do NA

Escavacao

O fuste pode ser escavado manualmente por poceiro ou através de perfuratriz até a profundidade prevista em projeto.

Alargamento da base

A base pode ser escavada manualmente ou mecanicamente. Manualmente, o poceiro desce até o fundo do poço, executa a abertura com ferramentas manuais, e o solo é retirado por sarilho, corda e balde. Quando o alargamento da base for feita mecanicamente ainda assim o operário deve descer ao fundo do poço e efetuar a limpeza e retirada do solo solto.

Antes da concretagem, o material de apoio das bases deve ser inspecionado pelo engenheiro, que confirmara “ in loco” a capacidade de suporte do material. Esta inspeção pode ser feita com penetometro de barra manual.

Tubulao pneumático

Revestido de concreto/aço: utilizado abaixo do NA

A escavacao é feita no interior do revestimento, geralmente manualmente, a ceu aberto, até que seja atingido o lençol de agua. A partir dai, é instalado uma campanula de chapa de aço, própria para trabalhar com ar comprimido, que é fornecido por um compressor instalado próximo ao tubulao.

Revestimento: (camisa: aço (reaproveitada), concreto (perdida))

Atrito lateral: é da mesma ordem de grandeza do peso do tubulao, portanto desprezado.

De acordo com a ABNT NBR 6122:2010, os tubuloes devem ser dimensionados de maneira que as bases não tenham alturas (h) superiores a 1.80m.

De acordo com a ABNT NBR 6122:2010, segue coeficiente de majoração de carga 1.4, coeficiente de minoração de resistência 1.8 sem camisa, 1.6 com camisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com