TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seguranca Da Informacao

Monografias: Seguranca Da Informacao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1- (2,5 pontos)

Explique o que seriam as estratégias de segurança privilégio mínimo e defesa em profundidade. Realize uma pesquisa na internet, em jornais, livros, revistas, periódicos, etc., sobre as estratégias de segurança privilégio mínimo e defesa em profundidade para exemplificar a sua explicação.

Resposta: Estratégia de segurança privilegio mínimo: São os privilégios que prezam por delegar somente aqueles privilégios necessários para que um determinado objeto possa realizar sua função na organização, esses privilégios realizam o cuidado de cuidar para não atribuir privilégios menores que o necessário.

O principio do privilegio mínimo sugere que se deve explorar meios para reduzir os privilégios necessários para diversas operações, um exemplo é que todo administrador de sistema não precisa conhecer as senhas de root de todos os sistemas de uma empresa.

Defesa em profundidade: é a segurança voltada para prevenção de acidentes e a minimização das respectivas consequências para evitar que um problema isolado se alastre pelo sistema, a idéia é instalar vários métodos de defesa instalando vários níveis de proteção, é o método de tornar tentativas de invasão arriscada ou cansativa demais para os invasores.

Questão 2 - (2,5 pontos)

Em uma Empresa, ocorreu o seguinte diálogo entre João e seu Gerente de TI:

JOÃO: - Vamos colocar criptografia assimétrica aqui na empresa; vai melhorar a vida de todos.

GERENTE DE TI: - Nós já utilizamos a criptografia simétrica e não precisamos de mudanças.

JOÃO: - A criptografia assimétrica faz várias coisas que a simétrica não faz. Seremos mais seguros com ela.

GERENTE DE TI: - Ok, João. Então me mostre as vantagens e o que posso fazer com a criptografia assimétrica.

Por meio deste pequeno diálogo é possível perceber que João recebeu de seu Gerente de TI a incumbência de explicar as vantagens da criptografia assimétrica em relação à simétrica. Desta forma, suponha que você seja o JOÃO nesta situação. Responda, portanto, a questão levantada pelo Gerente de TI.

Resposta: Este tipo de criptografia usa um par de chaves diferentes em que, não sendo possível obter uma chave a partir da outra, as duas estão relacionadas matematicamente, conseguindo uma decifrar o que foi cifrado pela outra. Com esta característica é possível que uma das chaves seja publicada, a chave pública.

Esta forma de criptografia tem como vantagens o facto da chave privada se manter protegida e ser só do conhecimento do seu titular.

Questão 3 - (2,5 pontos)

De acordo como o que foi abordado na disciplina de Segurança da Informação, na posição de gerência de TI, cite alguns aspectos que podem ser considerados na utilização do IDS como um auxílio na segurança de informação de um sistema computacional.

Questão 4- (2,5 pontos)

Cite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com