TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Da Informação

Ensaio: Segurança Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Ensaio  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1- (2,5 pontos)

Explique o que seriam as estratégias de segurança privilégio mínimo e defesa em profundidade. Realize uma pesquisa na internet, em jornais, livros, revistas, periódicos, etc., sobre as estratégias de segurança privilégio mínimo e defesa em profundidade para exemplificar a sua explicação.

RESPOSTA

Privilégio mínimo – qualquer usuário deve ter acesso somente ao necessário para a realização do seu trabalho;

Defesa em profundidade – utilizar diversos controles de segurança complementares;

Questão 2 - (2,5 pontos)

Em uma Empresa, ocorreu o seguinte diálogo entre João e seu Gerente de TI:

JOÃO: - Vamos colocar criptografia assimétrica aqui na empresa; vai melhorar a vida de todos.

GERENTE DE TI: - Nós já utilizamos a criptografia simétrica e não precisamos de mudanças.

JOÃO: - A criptografia assimétrica faz várias coisas que a simétrica não faz. Seremos mais seguros com ela.

GERENTE DE TI: - Ok, João. Então me mostre as vantagens e o que posso fazer com a criptografia assimétrica.

Por meio deste pequeno diálogo é possível perceber que João recebeu de seu Gerente de TI a incumbência de explicar as vantagens da criptografia assimétrica em relação à simétrica. Desta forma, suponha que você seja o JOÃO nesta situação. Responda, portanto, a questão levantada pelo Gerente de TI.

RESPOSTA

A criptografia assimétrica usa duas chaves diferentes, porém matematicamente relacionadas, para criptografar e descriptografar dados. Essas chaves são conhecidas como chaves privadas e chaves públicas. Em conjunto, essas chaves são conhecidas como par de chaves. A criptografia assimétrica é considerada mais segura do que a criptografia simétrica, porque a chave usada para criptografar os dados é diferente da que é usada para descriptografá-los. Contudo, como a criptografia assimétrica usa algoritmos mais complexos do que a simétrica, e como a criptografia assimétrica usa um par de chaves, o processo de criptografia é muito mais lento quando uma organização usa a criptografia assimétrica do que quando usa a simétrica.

Com a criptografia assimétrica, somente uma parte mantém a chave privada. Essa parte é conhecida como o assunto. Todas as outras partes podem acessar a chave pública. Os dados criptografadas por meio da chave pública só podem ser descriptografados com o uso da chave privada. Por outro lado, os dados criptografados por meio da chave privada só podem ser descriptografados com o uso da chave pública. Por conseguinte, esse tipo de criptografia fornece confidencialidade e não-repúdio.

Questão 3 - (2,5 pontos)

De acordo como o que foi abordado na disciplina de Segurança da Informação, na posição de gerência de TI, cite alguns aspectos que podem ser considerados na utilização do IDS como um auxílio na segurança de informação de um sistema computacional.

RESPOSTA

1 – Intimidação de usuários que buscam atacar os sistemas computacionais ou abusar deles.Isto ajuda a mudar o comportamento do usuário em relação ao uso do sistema, via detecção e descobertas de tentativas ou ataques realizados, possibilitando que punições sejam executados;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com