TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Da Informação

Seminário: Segurança Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Seminário  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

3.1 Segurança da informação

A chamada evolução das tecnologias está a cada dia presente a uma sociedade comercial, industrial e financeira, no qual abrem espaço para a inauguração do capitalismo informacional. Afinal, tem mais poder no século XXI quem tem acesso à informação. Dentre vários aspectos de tal evolução cabe-nos pensar sobre o controle, segurança e acesso de tantas informações, que graças aos processos de informatização, os cofres já não dão mais conta da segurança dos dados, ou seja a informação não pode ficar mais presa a sete chaves, os dados estão em transito constante.

E através de tudo isso, o próprio setor de informatização se viu na necessidade de criar mecanismos de garantissem a segurança dos dados e informações.

3.1.1 Segurança da informação e “Nossa Locadora de Livros”.

A partir do momento em que uma empresa passa a adquirir serviços de informatização, com ela vem responsabilidades de manter as informações e dados em segurança para que nesta seja dado credibilidade e confiança aos usuários.

“Nossa Locadora de Livros” viu a necessidade dessa informatização, a partir de 1995 em que resolveu aderir esta iniciativa, onde os processos de locação, compras, controle de estoque e depto financeiro passaram a ser informatizados em um sistema criado pela empresa de TI (tecnologia da informação) “Alunos da UNOPAR’’ , a partir de então surge-nos a preocupação de manter as informações em segurança, pois como dito anteriormente, os dados estão em transito constante, a informação não se detém a barreiras, e teríamos de criar um sistema capaz de assegurar o acesso restrito e o controle de tais dados.

O mínimo necessário em um sistema e empresa que preze pela segurança de suas informações e principalmente impedir que seus sistemas estejam expostos a riscos que podem causar danos tanto a empresa quanto ao usuário, e para isso foram assim criados os Firewalls, que é uma importante medida de segurança que tem por objetivo controlar o fluxo de informação entre redes, servindo assim como um regulador do trafego de dados de uma rede ligada à internet.

Na informática, os firewalls são aplicativos ou equipamentos que ficam entre um link de comunicação e um computador, checando e filtrando todo o fluxo de dados. Esse tipo de solução serve tanto para aplicações empresariais quanto para domiciliar, protegendo não só a integridade dos dados na rede mas também a confidencialidade deles, sendo que suas instalações podem ser feitas com hardwares ou softwares.

Suas aplicações em software trabalham usando regras de segurança, fazendo com que pacotes de dados que estejam dentro das regras sejam aprovados, enquanto todos os outros nunca chegam ao destino final.

Além do firewall presente em cada máquina especifica, é viável empresas usarem computadores específicos que agem como um “guardião” de uma rede, filtrando todo o trânsito de dados entre os PCs locais e um ambiente mais hostil, como a internet. Usando essa segunda opção, é possível até aplicar regras exclusivas como: “Máquina X pode enviar arquivos por FTP à vontade, todas as outras estão limitadas apenas a downloads”.

Os firewalls em forma de hardware são equipamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com