TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança De Redes

Pesquisas Acadêmicas: Segurança De Redes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  1.166 Palavras (5 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 5

1 - Quais os fatores que contribuem para o sucesso de uma operação de gerenciamento? Porque?

R: fcaps e um dos fatores que contribui devido a:

Gerência de falhas (Fault): Gerência responsável pela detecção, isolamento, notificação e correção de falhas na rede.

Gerência de configuração (Configuration): Gerência responsável pelo registro e manutenção dos parâmetros de configuração dos serviços da rede. Tais como informações sobre versões de hardware e de software.

Gerência de contabilidade (Accounting): Gerência responsável pelo registro do uso da rede por parte de seus usuários com objetivo de cobrança ou regulamentação de uso.

Gerência de desempenho (Performance): Gerência responsável pela medição e disponibilização das informações sobre aspectos de desempenho dos serviços de rede. Estes dados são usados para garantir que a rede opere em conformidade com a qualidade de serviço acordados com seus usuários. Também são usados para análise de tendência.

Gerência de segurança (Security): Gerência responsável por restringir o acesso à rede e impedir o uso incorreto por parte de seus usuários, de forma intencional ou não.

2 - Quantos e quais sao os tipos basicos de operaçoes de gerenciamento que podem ser realizadas sobre os objetos gerenciados?

R: Existem dois tipos básicos de operações de gerenciamento que podem ser realizados sobre

os objetos gerenciados:

Operaçoes orientadas a atributos.

Operaçoes sobre objetos gerenciados como um todo.

3 - Existem dois tipos básicos de operações de gerenciamento que podem ser realizados sobre os objetos gerenciados. Descreva quais são e como funcionam.

R: Um sistema de gerenciamento de redes é uma coleção de ferramentas de monitoração e controle que é integrado no sentido de possuir:

Uma única interface de operação com um conjunto de comandos potente, mas amigável, para realizar a maioria das tarefas de gerenciamento de rede.

Uma quantidade mínima de equipamentos separados. Isto é, a maioria dos elementos de hardwares e softwares requeridos para o gerenciamento de rede está incorporado dentro do equipamento do usuário.

De forma simplificada, pode-se dizer que um sistema de gerenciamento de redes contém dois elementos: um gerente e vários agentes.

4 - Descreva a diferença entre Ferramentas de monitoramento e de inventario. Cite exemplos destas ferramentas e se existem algum tipo de ferramenta que utilizem as duas funções.

R: Ferramentas de inventario de software da analisa o computador sem instalar um agente é da a recomendação para a máquina, já a monitoração de redes examina todas as maquinas na rede explora vulnerabilidade e auxilia a rede, não existe ferramenta que faça os dois .

ok 5 - O que são compiladores de MIB? Cite as suas características.

R: Compiladores de MIBs são aplicações capazes de carregar e compilar uma MIB, de forma a transformar suas informações de maneira que possam ser acessadas de um modo mais amigável para o ser humano, por meio de MIB browsers, graphers ou ferramentas de gerenciamento.

Possui como características:

Estas aplicações são consideradas aplicações genéricas. São aplicações simples que obtém toda a sua capacidade de gerenciamento através da análise de uma MIB, sem qualquer intervenção humana.

A entrada para um compilador de MIBs é uma coleção de módulos de MIBs escritos em um subconjunto de linguagem ASN.1.

Informações sobre os dispositivos da rede que podem ser manipulados através do protocolo SNMP.

Representações são declarações de estruturas de dados como em linguagens de programação de alto nível, Exemplo: C.

Com o grande número de MIBs padronizadas e MIBs proprietárias disponíveis atualmente, os compiladores de MIBs reduzem o esforço dos fornecedores para manterem suas aplicações atualizadas.

ok6 - Quais os grupos de padronização, em relação a interface dos sistemas de gestão de rede e a MIB?

R: Identificador da classe de objeto, Atributo de pacotes, Identificadores dos atributos, Identificador da referência do objeto gerenciado.

ok7 - 1.1 Defina SNMP. 1.2 Qual a arquitetura utiliza no protocolo SNMP para a realização do gerenciamento de Redes? 1.3 Qual o protocolo da camada de transporte é usado pelo SNMP 1.4 e qual a porta para o GET e qual a porta para o TRAP? 1.5 Qual a linguagem usada na sintaxe das mensagens do gerenciamento SNMP?

R: 1.1 SNMP (Simple Network Management Protocol - Protocolo de Gerenciamento Simples de Rede), é um protocolo da camada de Aplicação da arquitetura TCP/IP utilizado para o gerenciamento de redes.

1.2 A arquitetura TCP/IP

1.3 O protocolo UDP (UserDatagramProtocol).

1.4 UDP porta 161, porta 162

1.5 A linguagem usada é a ASN.1.

ok8 - 1.1 O que é OID? 1.2 A OID para: .1.3.6.1.2.1.1.3 é?

R: 1.1 OID (ObjectIdentifier – Identificador de Objeto) é uma seqüência de números que identifica de forma única, e de forma universal, um elemento da MIB.

1.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com