TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sem Titulo

Exames: Sem Titulo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 4

Processos Criativos em Marketing

Análise da concorrência- Identificação e comparação.

A análise da concorrência é de extrema importância para uma empresa que deseja se manter no mercado ativo e atingir o sucesso. Para isso, é necessário saber tudo sobre seus concorrentes. E isso inclui saber os objetivos de seus concorrentes, suas estratégias e o que este concorrente está buscando no mercado, desta forma identificará as áreas onde poderá ter vantagens e desvantagens sobre estes.

Segundo Kotler (2011) após a identificação de seus principais concorrentes, o próximo passo de uma empresa será a descoberta de suas estratégias, seus objetivos, bem como suas forças e fraquezas.

Portanto, a empresa precisa avaliar cada ponto citado e obter informações corretas sobre seus concorrentes. Descobrindo assim, como seu concorrente atua.

Os concorrentes são aquelas empresas, atendem às mesmas necessidades dos clientes, utilizam-se do mesmo mix de marketing e vendem para o mesmo público-alvo. Competem entre si com o objetivo de atingir a maior parte do mercado em que atuam.

Para Azevedo,1993, não atendendo as expectativas do seu cliente, certamente o seu concorrente irá fazê-lo. É exatamente assim que funciona, quando a expectativa de um cliente a respeito de determinado produto de sua necessidade não é correspondida positivamente, certamente, este cliente buscará no mercado a melhor opção para suprir essa falta.

Quanto aos tipos e perfis de concorrentes temos: concorrente mais imediato de uma empresa, aquele que se pareça mais com ela mesma. Concorrente dominante, aquele que atinge uma quantidade desproporcional de pedidos e em uma situação em que os dois compartilharem, este será um concorrente subordinado. É válido lembrar que nem sempre o principal concorrente de uma empresa é aquele que tem um maior ou menor desempenho a respeito de vendas.

"É importante estar atento de que nem mesmo a ameaça vinda de concorrentes que fabricam produtos semelhantes ou análogos pode ser a principal." (COBRA, Administração de Marketing, 1992, pág. 443).

Essa afirmativa se dá, pelo fato de haver uma grande competição no mercado, abrindo assim um grande leque de concorrentes, e atualmente, os concorrentes mais distantes podem se tornar mais perigosos: "É mais provável uma empresa ser enterrada por uma nova tecnologia do que pelos concorentes existentes". (KOTLER, Marketing para o século XXI, 2009, pág. 115). Serão concorrentes perigosos em potencial.

Já para Rayport e Jaworski, uma empresa pode definir o perfil de sua concorrência direta e indireta monitorando os passos dos compradores na aquisição e no uso do produto.

"Esse tipo de análise ressalta as oportunidades e também os desafios que a empresa enfrenta" (KOTLER e KELLER, Adm. de Marketing, 2011, pág. 340).

Ou seja, esses fatores podem ajudar a empresa a preparar estratégias de marketing e campanhas mais agressivas contra os concorrentes, como também, ajudar a preparar defesas quando o concorrente estiver em ação.

É possível afirmar que de um modo geral a análise da concorrência se dá através de saber quem compra certo produto ( os clientes), quem os vende e quem os fornece ( até mesmo para os próprios fornecedores).

SWOT

A análise SWOT é a avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa. A sigla SWOT formou-se a partir dos termos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com