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Seminário De Análise E Desenvolvimento De Sistemas

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Por:   •  17/10/2013  •  2.388 Palavras (10 Páginas)  •  223 Visualizações

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UNIVERSIDADE _________

TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Fundamentos da Informação

Seminário II

Por: ============

Cidade/Ano

Apresentação

O presente trabalho tem como objetivo atender solicitação dos professores xxxx exxxx do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade ABCD, em sua forma de ensino Presencial Conectado para composição de carga horária na Disciplina Seminário II.

Tentaremos traçar neste trabalho, um resumo do que foi apreendido das Disciplinas Banco de Dados I, Linguagens e Técnicas de Programação II e Engenharia de Software, através das tele-aulas, exercícios, participações no fórum de discussão e pesquisas complementares.

Ao final, teremos um relato resumido do que foi compreendido pelo aluno e suas impressões a respeito dos temas abordados.

BANCO DE DADOS I

Um Banco de Dados tem por objetivo armazenar dados devidamente organizados, permitindo a sua recuperação de modo rápido e confiável por usuários devidamente autorizados.

Vários autores têm definições próprias sobre Bancos de Dados; Machado e Abreu (1996, p. 23) dizem que “Banco de dados é uma coleção dos fatos registrados que refletem o estado de certos aspectos de interesse do mundo real”; por outro lado Date (2003, p.10) define como sendo “uma coleção de dados persistentes, usada pelos sistemas de aplicação de uma determinada empresa”.

Quando se tem uma quantidade considerável de dados que se quer manter e organizar, tem-se que levar em conta alguns aspectos que podem evitar a dificuldades na utilização desses dados.

Algumas tarefas comumente executadas e que são sistematizadas pelos Bancos de Dados são:

• Consulta de dados;

• Atualizações de dados;

• Incrementos de dados no banco.

Para a Modelagem de Dados, trabalhamos em nível conceitual com o que é chamado de MODELO ENTIDADE-RELACIONAMENTO.

Podemos definir ENTIDADE como “um conjunto de objetos da realidade modelada, sobre os quais deseja-se manter informações no banco de dados” .

Na verdade entidades são um conjunto de coisas, objetos, relevantes para o que se quer representar, armazenar de maneira concreta ou abstrata e que podem ser encontradas numa descrição textual na língua portuguesa, geralmente como substantivos.

Uma entidade possui propriedades ou características que as tornam comuns umas com as outras e fazem com que fiquem agrupadas em conjuntos de entidades semelhantes.

Ao conjunto de associações entre os elementos, os quais também têm relevância quando associados entre si e que podem ser encontrados numa descrição textual na língua portuguesa geralmente como verbos, damos o nome de RELACIONAMENTO.

Machado e Abreu (1996, p.45) definem Relacionamento como “o fato, o acontecimento que liga duas entidades, duas coisas existente no mundo real”.

A quantidade de ocorrências de entidades as quais podem estar associadas a uma ocorrência da entidade que se quer analisar é nomeada CARDINALIDADE.

A Cardinalidade é a “regra de negócio” entre as entidades envolvidas no relacionamento.

As Entidades possuem características, propriedades ou, ainda, dados relevantes que se quer manter, assim como os relacionamentos. A esses dados, características ou propriedades, chamamos ATRIBUTOS

“Todo objeto, para ser uma entidade, possui propriedades que são descritas por atributos e valores” .

Existem várias características para o atributo, podendo o mesmo ser:

• Determinante: Quando é o atributo identificador da entidade;

• Composto: Quando representado somente pelos seus atributos componentes;

• Multivalorado: Atributo Atômico, composto por mais de uma valor;

• Derivado: Atributo simples, sem nenhuma particularidade;

LINGUAGENS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO II

Durante a Disciplina Linguagens e Técnicas de Programação II, foram ministradas aulas de programação através da Linguagem Microsoft Visual C# 2008 Express Edition.

A linguagem possui também uma biblioteca com muitos programas prontos para serem utilizados e também diversos soluções e técnicas de programação através de janelas, ferramentas e recursos.

O ambiente de programação é uma ferramenta de um pacote com várias outras Express que a Microsoft disponibiliza para desenvolvedores iniciantes; com ela é possível criar programas que poderão ser acoplados a softwares aplicativos baseados em uma arquitetura de funcionamento de aplicativos chamada de formulários do Windows (Windows Forms).

A este modelo de ambiente chamamos AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO.

Para entrada e armazenamento de informações na memória, utilizamos as VARIÁVEIS, que nada mais são locais de armazenamento identificados por um nome. Esses locais poderão ter seu conteúdo nulo, ou algum valor atribuído e alterado a qualquer momento. São divididas em grupos conforme seus tipos.

As variáveis deverão possuir nomes lógicos (Fácil Identificação), não deverão ser utilizados caracteres especiais como (“,´,@,$,%,+,-,*,/) exceto o UnderLine (_)e devem ser iniciadas com caracteres alfanuméricos.

Após declarada, uma variável deve ter seu valor atribuído:

DECLARAÇÃO: <Tipo de Dado>

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