TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sinais digitais

Tese: Sinais digitais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  Tese  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 4

1.

Caracterizar sinais analógicos :

a) Qualquer sinal eletromagnético pode ser mostrado como sendo um conjunto de sinais analógicos.

Podemos classificar quanto ao tipo de função em sinais analógicos que são contínuos no tempo.

• Sinais analógicos – variação contínua em função do tempo.

Ex: De sinais analógicos: voz, música, etc.

• Sinal analógico e muito difícil de ser trabalhado, pois a informação está nas amplitudes se perder informação significa não recuperar novamente.

Qualquer distorção no sinal também ocasiona perda de informação.

Sinais digitais :

b) Para representar sinais digitais existe a necessidade de converter sinais analógico sem digitais. O Sinal digital e um sinal mais robusto uma vez que na recepção basta identificar qual o nível e transmitido. Mais comumente representado por bits sendo, portanto um sinal digital binário, que são discretos no tempo. Os sinais digitais são mais apropriados para transmissão, pois tira vantagem deste tipo de representação para tornar mais eficiente o sistema. Sinal digital binário apresenta somente dois estados possíveis.

• Sinais digitais - variação discreta em função do tempo.

Ex: De sinais digitais: transmissão de dados através de bits 1s e 0s;

Sinais Periódicos

c) Apresentam uma repetição de seus valores de amplitude a intervalos regulares de tempo

Ex: sinal de Clock de um computador.

d) Sinais analógicos correspondem a variação contínua no tempo , já um sinal digital caracteriza-se pela presença de pulsos nos quais a amplitude é fixa. Deve-se enfatizar que qualquer tipo de informação analógico (voz) ou digital (dados) pode ser transmitida através de um sinal analógico (modem) ou digital (rede ethernet).

e) Parâmetros frequência e comprimento de onda em sinais periódicos

Em física, comprimento de onda é a distância entre valores repetidos sucessivos num padrão de onda. Em uma onda senoidal, o comprimento de onda “é a distância (paralela à direção de propagação da onda) entre repetições da forma de onda.” Pode, então, ser representada pela distância entre picos (máximos), vales (mínimos), ou duas vezes a distância entre nós. No gráfico ao lado, o eixo x representa a distância e o eixo y representa alguma quantidade periódica 2, como por exemplo apressam, no caso do som ou o campo elétrico para ondas eletromagnéticas ou a altura da água para uma onda no mar profundo. A altura no eixo y é também chamada de amplitude da onda. O comprimento de onda λ tem uma relação inversa com a frequência3 f, a velocidade de repetição de qualquer fenômeno periódico. O comprimento de onda é igual à velocidade da onda dividida pela frequência da onda. Quando se lida com radiação eletromagnética no vácuo, essa velocidade é igual à velocidade da luz 'c', para sinais (ondas) no ar, essa velocidade é a velocidade na qual a onda viaja.

2.

Sinais de áudio, vídeo ou dados

Todas as formas de informação (voz, dados, imagens, vídeo) podem ser representadas por sinais eletromagnéticos. Dependendo do meio de transmissão e do sistema de comunicações em questão, poderão ser usados sinais analógicos ou sinais digitais para transportar o conteúdo de informação. Sinais analógicos ou digitais são constituídos por diferentes frequências. Um parâmetro chave na caracterização de um sinal é a largura de banda, que corresponde ao tamanho da faixa de frequências necessárias para constituir o sinal. Em geral, quanto maior a largura de banda (BW - bandwidth) de um sinal, maior a capacidade de transmissão de informação.

3. A Largura de Banda ou Bandwidth (termo original em inglês) é a medida da capacidade de transmissão de um determinado meio, conexão ou rede, determinando a velocidade que os dados passam através desta rede específica.

A Largura de Banda é medida em bits, e não em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com