TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia

Por:   •  20/9/2021  •  Artigo  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

                                                 

SAGE - Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia

Apresentação

O SAGE (Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia) tem como objetivo a supervisão, controle e gestão de sistemas elétricos. É utilizado por concessionárias de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, além do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O sistema possibilita a aquisição, o armazenamento e a análise, em tempo real, de todas as informações necessárias para operação de um sistema elétrico, seja a partir de um centro local, regional ou nacional. Atualmente, o SAGE é utilizado por mais de 200 empresas controlando mais de 1.200 instalações em todo o Brasil.

O SAGE implementa as funções de aquisição, tratamento de eventos e processamento de alarmes e a distribuição de dados do sistema elétrico (SCADA). O sistema provê múltiplos protocolos padronizados para a aquisição e distribuição implementados nativamente em suas bibliotecas. Sua Interface Gráfica, através de programas aplicativos denominados Visores, controla a interação do operador com o sistema computacional, suportando todos os recursos full-graphics de última geração, como zoom, panning, descongestionamento, menus, múltiplas janelas etc.

O SAGE é baseado em uma arquitetura distribuída e redundante, na qual vários servidores são conectados através de uma rede local, garantindo a consistência da base de dados e a expansibilidade dos recursos computacionais. Os diversos processos que compõem o sistema são organizados em torno de uma base de dados distribuída de alto desempenho, sobre a qual trocam informações e mensagens que permitem sua execução coordenada. Processos adicionais monitoram o estado do sistema em tempo real e controlam a alta disponibilidade de cada função crítica.

O sistema agrega ainda ferramentas de simulação e de análise de redes em tempo real capazes de apresentar informação depurada do estado do sistema elétrico supervisionado. Com base nestas informações, outra camada de software é utilizada para antecipar problemas e de aconselhar o operador para uma situação ótima. Anos de experiência para o desenvolvimento de aplicativos de simulação e análise de redes para garantir o estado da arte em algoritmos EMS para o SAGE.

O SAGE SCADA/EMS (Supervisory Control and Data Acquisition/Energy Management System) atende aos requisitos mais estritos dos centros de operação, assegurando alto desempenho, por meio de um esquema sofisticado para distribuição de tarefas entre servidores. A confiabilidade é garantida por servidores redundantes para funções críticas, enquanto a conectividade é obtida por ampla e crescente biblioteca de protocolos, todos nativos.

O sistema é atualizado continuamente, mantendo-se em sintonia com os avanços tecnológicos e tendo novas funcionalidades agregadas regularmente. Esta característica, conhecida como evergreen, permite que sistemas de supervisão e controle baseados no SAGE não sofram com a obsolescência e com curtos ciclos de vida.

[pic 5]

[pic 6]

                        www.vlindustria.com.br  |  comercial@vlindustria.com.br

                        Fone: +55 (11) 2832.4000 – Fax: +55 (11) 2832.4018

                        Rua Francisca de Paula, 320 – CEP: 03436-000 –Vila Carrão – São Paulo

[pic 7][pic 8][pic 9]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (371.7 Kb)   docx (692.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com