TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. SISTEMAS ABERTOS E SISTEMAS FECHADOS

Por:   •  14/6/2013  •  Tese  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como organizar, planejar e controlar. As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades em alto grau de refinamento. A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional.

Compreender o comportamento de uma organização é um desafio necessário nos dias atuais. Da mesma forma que cada ser humano tem uma personalidade que se forma ao longo de seu desenvolvimento e que se expressa através de seus comportamentos, as organizações também apresentam uma cultura que conduz os indivíduos que ali trabalham, a se manifestarem dentro de alguns padrões de condutas comportamentais, as quais demonstram em linhas gerais os princípios, as normas e valores delineados pela alta administração.

O estudo da teoria da personalidade pode fornecer dicas importantes para o entendimento das variáveis psicológicas de cada ser, para ajudar os funcionários a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional e ao administrador a se planejar na resolução de conflitos.

Na Administração, existem dois conceitos que são considerados iguais para a maioria das pessoas, mas que possuem significados completamente distintos: eficiência e eficácia. É através dessas definições que podemos concluir se uma determinada organização está desempenhando seu papel com sucesso ou se há algo que deve ser transformado.

A eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos (produtividade, desempenho, etc) utilizando a menor quantidade de recursos possíveis. Já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para alcançar determinado objetivo. Uma atividade pode ser realizada com eficácia, mas sem eficiência e vice-versa.

O trabalho a seguir tem por objetivo promover a aplicação da teoria e conceito para a solução de problemas do comportamento humano em um ambiente organizacional na busca de alcançar a produtividade.

CAPITULO I

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Podemos definir que Comportamento Organizacional é um estudo do comportamento humano em seu local de trabalho, estuda a interação entre as pessoas, e a organização, estudando o processo do trabalho, como as atividades são feitas e não como o trabalho é executado.

O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações com seguintes propósitos:

- Explicação: Identificação de causas e ou razões para determinadas ocorrências.

- Previsão: Estabelece resultados alcançados através de uma determinada ação.

- Controle: Contribui para gerar uma eficácia dentro da Organização.

Em outras palavras, o Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho destas organizações.

Embora haja alguma controvérsia sobre a importância relativa de cada um deles, o comportamento organizacional inclui tópicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, administração de conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.

As diferenças individuais podem ser percebidas no dia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com