TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Distribuido

Trabalho Universitário: Sistema Distribuido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 01

Curso/Disciplina: Ciência da Computação – Sistemas Distribuídos

Tema: Tipos de Sistemas Distribuídos

Nível de Dificuldade da Questão: Médio

O termo Computação de Alto Desempenho tem sido amplamente utilizado para caracterizar o uso de recursos computacionais que são superiores aos recursos normalmente encontrados em desktops. O console de vídeo games PlayStation da empresa Sony, é considerado um sistema computacional completo, apropriado para aplicações multimídia, como renderização 3D em tempo real, decodificação de vídeos e imagens, etc.

Conforme anunciado à imprensa em 01/12/2010, a Força Aérea Norte Americana estava comprando 2200 consoles Playstation 3 para incrementar um supercomputador no Air Force Research Laboratory, em Nova York. A ideia é usar os processadores do videogame para formar um super-conjunto de chips Cell. O objetivo é pesquisar o uso de hardwares e softwares baseados na arquitetura em sistemas militares.

Atentando para as características desse tipo de sistema distribuído, está correto afirmar que:

Figura 1 - SuperComputador da Força Aérea Americana com Playstation 3.

Fonte: www.abcnews.go.com

Alternativas:

a) Esse sistema apresentado tem características de um sistema computacional em grade, onde a o principal fator de diferenciação é a heterogeneidade dos equipamentos e o uso de recursos de organização virtual.

b) Esse sistema distribuído é conhecido como sistema de computação em cluster, pois permite ao conjunto de equipamentos trabalharem geralmente em paralelo, fazendo com que um único programa seja rodado em várias máquinas.

c) Nesse tipo de sistema, apesar dos processadores realizarem tarefas de forma muito rápida em conjunto, esse tipo de sistema pode ser considerado doméstico, pois as máquinas podem ser utilizadas em residências, apartamentos e outros locais para divertimento coletivo.

d) O sistema distribuído representado pelos consoles Playstation não apresentam um desempenho satisfatório por que não conseguem se integrar ao recurso de Middleware de Comunicação.

e) Apesar de apresentar um processamento veloz, é impossível determinar seu desempenho, pois suas principais aplicações são baseadas na tecnologia de processamento em paralelo e não em um sistema Cliente-Servidor, realmente visado para aplicações em conjunto.

Alternativa Correta:

a) b) x c) d) e)

Comentários:

O sistema apresentado pelo conjunto de consoles Playstation é tipicamente o sistema de cluster, onde uma de suas principais características é a utilização de máquinas idênticas e com grande poder de processamento para que juntas possam formar uma grande conjunto para melhorar o desempenho na execução de um programa específico.

Questão 02

Curso/Disciplina: Ciência da computação – Sistemas Distribuídos

Tema: Arquitetura de Sistemas Distribuídos

Nível de Dificuldade da Questão: Médio

Enunciado:

Caracterizada pela facilidade de se estabelecer uma conexão entre equipamentos distintos com o objetivo principal de compartilhar os arquivos de imagens ou músicas, promover a atualização de softwares, gerenciamento de redes, processamento distribuído, sincronização de bancos de dados, e difusão de informações.

Esse tipo de tecnologia pode abrigar um nó central para controlar a entrada de outros nós na rede ou então pode usar a tecnologia onde cada nó possui um papel equivalente. Difundida pela Internet no final dos anos 90, essa arquitetura é responsável hoje por grande parte da difusão de conteúdo intelectual na Internet. Essa arquitetura computacional representa a arquitetura:

Figura/Gráfico:

Alternativas:

a) Arquitetura Cliente-Servidor.

b) Arquitetura RISC, ou computador com um conjunto reduzido de instruções.

c) Arquitetura SISC, ou computador com um conjunto complexo de instruções

d) Arquitetura Peer-to-peer

e) Arquitetura MIMD

Alternativa Correta:

a) b) c) d) x e)

Comentários:

A principal característica da arquitetura Peer-to-peer, está no compartilhamento de dados pela Internet. O que está sendo avaliado nessa questão é a capacidade do aluno em perceber as características dessa arquitetura, principalmente o fato de ser difundida a partir dos anos 90 e sua importância para difusão de conteúdos desde então.

Questão 03

Curso/Disciplina: Ciência da computação – Sistemas Distribuídos

Tema: Processos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com