TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Distribuido

Pesquisas Acadêmicas: Sistema Distribuido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

A arquitetura de um sistema distribuído trata de em grande parte dos componentes de software que compõem o sistema. Essa arquitetura nos diz os vários componentes de software organizados e como devem interagir.

O estilo arquitetônico é formulado em termos de, componentes, o modo como os componentes estão ligados uns aos outros, dados trocados entre componentes, e a maneira como são configurados em conjunto para formar um sistema.

Os principais estilos arquitetônicos são; as arquiteturas em camadas, arquiteturas baseadas em objetos, arquiteturas centrada em dados, e arquitetura baseada em eventos.

ARQUITETURA CENTRALIZADA

Pensar em termos de clientes que requisitam serviços de servidores ajuda a entender a gerenciar a complexidade de sistemas distribuídos.

Servidor: É um processo que requisita um serviço de um servidor utilizando uma requisição e aguarda pela resposta do servidor. Essa interação é conhecida como comportamento requisição-resposta. A arquitetura centralizada é na camada de aplicação e tem a arquitetura multidivididas.

ARQUITETURA DESCENTRALIZADA

Em arquiteturas modernas, trabalha-se com distribuição horizontal, um cliente ou servidor pode ser fisicamente subdividido em partes logicamente equivalentes, mas cada parte esta operando em sua própria porção do conjunto completo de dados, resulta em um equilíbrio de carga.

Em alto nível os processos que compõem um sistema peer-to-peer são todos iguais. Como conseqüência, grande parte da interação entre processos é simétrica, cada processo agira como um cliente e um servidor ao mesmo tempo.

Nas redes peer-to-peer estruturadas, a rede de sobreposição é constituída com utilização de um procedimento determinístico. Tabela Hash Distribuida (DHT).

As redes peer-to-peer não estruturadas, dependem em grande parte de algoritmos para construir uma rede de sobreposição. Cada nó mantém uma lista de vizinhos, mas a lista é construída de forma aleatória. Quando necessário buscar um item de dado, é feito por inundação.

Na superpeers trabalham com índice ou são intermediários, devem ter longa vida e alta disponibilidade.

ARQUITETURAS HIBRIDAS

Soluções cliente servidores são combinadas com arquitetura descentralizada. Sistema de servidor de borda, servidores colocados na borda da rede. Principal função é servir conteúdo podendo ofertar filtragem d transcodificaçao.

Sistema distribuído colaborativos, onde a questão principal é conseguir dar a partida para o que muitas vezes é disponibilizado um esquema cliente-servidor tradicional, o nó junta-se ao sistema e poderá utilizar um esquema descentralizado para colaboração, como por exemplo o bit torrent.

ARQUITETURA X MIDDLEWARE

Middleware forma uma camada entre aplicações e plataformas distribuídas. Normalmente, sistemas middleware seguem um estilo arquitetônico especifico.

Moldar o middleware de acordo com um estilo arquitetônico especifico tem como beneficio a simplificação do projeto de aplicações contudo, uma obvia desvantagem é que o middleware pose não ser o ideal para o desenvolvimento de determinados tipos de aplicações.

A melhor solução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com