TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Internacional - SI

Por:   •  16/9/2015  •  Artigo  •  1.714 Palavras (7 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 7

Sistema Internacional de Unidades

Simoni Staradub[1] (Engenharia Civil, 2º Período, Faculdade Integrado de Campo Mourão) – simonistaradub923@gmail.com

Celise Röder[2] (ENGENHARIA CIVIL, FACULDADE INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO) – celise.roder@grupointegrado.br

Resumo: A necessidade em realizar medidas vem de muito tempo atrás e apesar das unidades de medidas serem usadas no dia a dia com muita facilidade, não é assim que demonstra quando o assunto está ligado diretamente ao Sistema Internacional de Unidades. Muitas pessoas desconhecem assim como muitas nem ao menos conhecem a relação de unidades de medidas usadas em seu cotidiano com as do padrão internacional de unidades. Sendo assim este resumo disponibiliza um breve historico do Sistema Internacional de Unidades iniciando uma abordagem do uso das unidades de medidas.

Palavras-chave: Sistema; Internacional; Medidas

1. Introdução

        Em nosso dia a dia é comum realizar várias medições como tempo, distância, comprimento, área entre outros, essas medidas tem necessidade de ser precisas, dessa forma desde os tempos mais remotos, houve a necessidade de criar um Sistema de Unidades que facilitasse a comunicação cultural e comercial entre os povos.   O Sistema Internacional de Unidades também conhecido como SI, é inspirado no sistema métrico e é o mais utilizado no mundo, que tem como finalidade principal padronizar a medida de grandeza. O trabalho tem como objetivo descrever a apresentar o surgimento do Sistema Internacional de Unidades, quais são as unidades básicas e derivadas assim como entender como funciona e saber quais país utilizam. O tema de um ponto de vista geral apresenta grande importância, pois há uma necessidade de estabelecer uma única unidade de medida para uma grandeza física de forma que seja compreendida por todas as pessoas. A metodologia utilizada no trabalho foi a pesquisa bibliográfica utilizando material acessível como livros, dissertações e artigos científicos.

2. Surgimento do Sistema Internacional de Medidas        

        Para Crease (2011) Como a necessidade de medir é muito antiga entre os povos, por um bom período cada país ou região tinha seu próprio sistema de medidas, no entanto nem sempre eram precisas pois na maioria das vezes se baseavam através do homem e seu corpo como pé, polegada, palmo, braça entre outros, o que causava alguns problemas na comercialização devido cada região não estar familiarizada com a outra, pois nem sempre os padrões tomados eram precisos e confiáveis. A necessidade de converter uma medida em outra tornava-se cada vez mais necessária, pois a diversificação era enorme dificultando as transações comerciais,  e na França a situação estava ainda mais complicada devido o florescimento da era industrial, dessa forma “cientistas europeus vinham apontando a necessidade de um novo sistema de medidas, que fosse racional e uniforme, para substituir os vários sistemas nacionais, que com suas diferenças dificultavam a comunicação” (ROCHA FILHO 1988), foi então que surgiu o sistema métrico em escala mundial, onde muitos países acabaram adotando inclusive no Brasil.

        Ainda segundo Rocha-Filho (1988), o sistema métrico foi substituído pelo Sistema Internacional de Unidades (SI), com objetivo de satisfazer a necessidade de um sistema internacional, o modelo representado por seis grandezas físicas acompanhada por suas unidades e símbolos. Assim com o surgimento do SI em 1875 vários países inclusive o Brasil adotaram a criação.

 3. Unidades de medidas

As unidades de medidas são exemplos usados para avaliar grandezas físicas e estão presentes no nosso cotidiano, a grandeza tem seu valor expresso por um número e uma unidade, ela recebe uma quantidade especifica de uma determinada grandeza servindo para comparações em relação a outras medidas. Um fator comum do sistema de unidades é que todos se baseiam em um pequeno número de grandezas fundamentais.

4. O Sistema Internacional de Unidades

Para Brasil (2013) “O nome Sistema Internacional de Unidades foi adotado pela Resolução nº12 da 11° Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), realizada em 1960, onde essas unidades estão divididas em unidades de base e as unidades derivadas, a divisão das unidades nessas duas classes é arbitrária porque não é uma imposição da física. No Brasil, o SI foi adotado em 1962 ratificado pela Resolução no 12 de 1998 do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), tornando-se uso obrigatório em todo Território Nacional. O SI é baseado no Sistema Internacional de Grandezas, com os nomes e os símbolos das unidades mais utilizado no mundo, pois é um sistema absoluto e decimal composto por quatro grupo de grandezas/unidades.

Para Assy Mamed (2004) Por consenso universal a maior parte dos países do mundo utiliza o Sistema Internacional de Unidades, chama-se de metrificação a substituição de um sistema nacional pelo sistema internacional. Apenas cinco países ainda não aderiram oficialmente o sistema internacional entre eles encontra-se os EUA, Mianmar e Libéria.

O Sistema Internacional de Unidades é um conjunto de definições, ou sistema de unidades, que tem como objetivo informar as medições, é a forma moderna do sistema métrico e é geralmente um sistema de unidades de medida em um conjunto sistematizado e padronizado de definições para unidades de medidas, visando uniformizar e facilitar as medições e as relações internacionais decorrentes. Os sistemas de unidades se baseiam em um pequeno número de grandezas fundamentais e a partir dessa outras unidades são definidas, as grandezas definidas a partir das grandezas fundamentais são chamadas de grandezas derivadas.

5. Unidades de base do SI

Temos como grandezas fundamentais do SI sete unidades básicas que podem ser utilizadas para derivar todas as outras sendo: o comprimento, massa, tempo, intensidade de corrente elétrica, temperatura termodinâmica, intensidade luminosa e quantidade de matéria. Segundo o IMETRO (2012) “As grandezas físicas são organizadas segundo um sistema de dimensões. Cada uma das sete grandezas de base do SI é considerada como tendo sua própria dimensão”. A seguir a demonstração da tabela das unidades bases:

        Tabela 1: Unidades de Base

Grandeza

Nome

Símbolo

Comprimento

Metro

m

Massa

Quilograma

kg

Tempo

Segundo

s

Corrente elétrica

Ampére

A

Temperatura termodinâmica

Kelvin

K

Quantidade de matéria

Mol

mol[2]

Intensidade luminosa

candela

cd

        Fonte: INMETRO. Sistema Internacional de Unidades

        

Segue a baixo a apresentação de cada uma das sete unidades de base do Sistema Internacional de Unidades que são as mais utilizadas e que também serve de referência para definir outras unidades adquiridas através do IMETRO:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (272.8 Kb)   docx (484 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com