TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Internacional de Unidades

Por:   •  9/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  996 Visualizações

Página 1 de 5

Unibrasil

Laryssa Silveira Vais de Lara

Sistema Internacional de Unidades

Curitiba, 21 de Fevereiro de 2014.


[pic 1]

Sumário

Introdução1

História SI2

Sistema Internacional de Unidades/ Unidades Bases.3

Unidades Derivadas/ Unidades Suplementares4

Conversão de unidades, SI no dia-a-dia5

Conclusão 6

Bibliografia7

[pic 2]

Introdução

O Sistema Internacional de Unidades é um sistema antigo criado no ano de 1960, ele é caracterizado por diversas unidades e possuem regras que as definem. O SI, como é mais conhecido e utilizado possui sete unidades de base e, todas as outras unidades que completam o grupo são derivadas das unidades base.


Sistema Internacional de Unidades – SI

História

Medir é uma necessidade que vem nos acompanhando desde antigamente. E por isso, cada país e até mesmo região aderiu um “Sistema de Unidades”. Mais no entanto essas medidas não eram precisas, pois as mesmas eram baseadas no corpo humano, eles usavam as mãos (palmos), polegadas, braças e pés.

E por cada região ter um Sistema de Unidades, as imprecisões nas medidas eram constantes, como por exemplo se uma pessoa tivesse um palmo maior que a outra, alguém iria sair perdendo.

Por esses e outros motivos, em 22 de julho de 1789, para tentar amenizar o problema o Governo Republicano Francês pediu para a Academia de Ciências da França para que criassem um sistema baseado numa “constante natural”. Esse sistema então foi chamado de Sistema Métrico Decimal, onde consistia em três unidades básicas e cada uma foi definida da seguinte forma:

Litro (l): Essa unidade é para medir grandeza de volume.

 “O volume de um decímetro cubico”.

Metro (m): Unidade para medir grandeza de comprimento.

“A décima milionésima parte da quarta parte do meridiano terrestre”.

Quilograma (kg): Unidade para medir grandeza de massa.

 “A massa de 1 litro de água na temperatura de 4,44 ºC”.

O Sistema Métrico Decimal foi adotado por diversos países, inclusive pelo Brasil que participou da Convenção do metro em 1889. Porém esse sistema por mais coerente que fosse não conseguiu se tornar universal. Assim dando lugar, em 1960, para o nosso atual SI (Sistema Internacional de Unidades) um sistema mais completo, contendo 7 unidades básicas (essas 7 unidades foram adicionadas ao logo do tempo, por exemplo a última unidade adicionada foi o Mol em 1971).

No Brasil o Sistema Internacional de unidades, foi oficialmente aderido no ano de 1962, se tornando de uso obrigatório em todo território.

SI – Sistema Internacional de Unidades, atualmente

Por ser um conjunto de unidades padronizados, o SI é utilizado em diversas áreas das atividades humanas, como economia, técnico cientifica, política entre outras.

Esse sistema contém 7 unidades fundamentais, cada uma dessas unidades é representada por um símbolo.  Existem também o grupo das unidades derivadas e suplementares.

Unidades fundamentais/bases

Permitem definir todas as unidades de medidas do Sistema Internacional. Mas por existir aprimoramento de métodos, progresso da ciência, é necessário revisar sempre as definições das unidades.

As unidades fundamentais são 7, são elas: Comprimento, massa, tempo, corrente elétrica, quantidade de matéria, temperatura termodinâmica, intensidade luminosa.

Definições das Unidades Fundamentais

  • Comprimento: Nas unidades SI o comprimento é representado pelo metro, onde é simbolizado pela letra m. Está unidade nada mais é que que o “trajeto percorrido pela luz no vácuo, durante o intervalo de tempo 1/299 792 458 de segundo. A partir dessa unidade podemos definir, conceito de volume, área, velocidade.”
  • Massa: O quilograma é a unidade de medida de massa, é representado pelo símbolo kg. É definida como a massa de um cilindro padrão, que corresponde a 1kg. Este cilindro com dimensões 39mm de altura e 39 mm de diâmetro, está guardado no Escritório Internacional de Pesos e Medidas, na França.
  • Tempo: A unidade de tempo é representada pelo segundo, com o símbolo s. É definido tecnicamente como a duração de “9 192 631 770 períodos da radiação correspondente à transição entre os dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio 133”.
  • Corrente elétrica: Está unidade é representada por ampere, cujo seu símbolo é a letra a. Definição, segundo a lei do ampere: “O ampere é definido como a corrente que produz uma força atrativa de 2x10-7 newton por metro de comprimento entre dois condutores retos, paralelos, e de comprimento infinito e secção circular desprezível, colocados a um metro de distância um do outro, no espaço livre.”
  • Quantidade de matéria:  Unidade no SI represente pelo mol. “O mol pode ser definido como quantidade de substância/matéria de um sistema que contém tantas entidades elementares quanto são os átomos contidos em 0,012 quilograma de carbono 12”.
  •  Temperatura Termodinâmica: Representado por Kelvin no SI, cujo seu símbolo é o k.  Pode ser definida como “fração equivalente a 1/273,16 de temperatura termodinâmica do ponto tríplice de água.”
  • Intensidade Luminosa:  Candela é a unidade do SI, que representa a intensidade luminosa, seu símbolo é cd. Ela é definida como “a intensidade luminosa emitida por uma fonte, em uma dada direção, de luz monocromática com frequência 540 x 1012 Hertz”.

Unidades Derivadas

Essas unidades somente existem por causa das unidades de base. Pois elas nada mais são que, expressões algébricas. Algumas Unidades Derivadas, podem ter nome ou símbolos próprios e especiais. E ao contrário das unidades fundamentais, elas não têm número limitado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (189.5 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com