TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SURGIMENTO DO SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES E SUA UTILIDADE NA ENGENHARIA CIVIL

Por:   •  4/4/2016  •  Artigo  •  2.113 Palavras (9 Páginas)  •  1.399 Visualizações

Página 1 de 9

O SURGIMENTO DO SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES E SUA UTILIDADE NA ENGENHARIA CIVIL

Faculdade integrado de Campo Mourão

Curso de Bacharelado em engenharia civil

Resumo: Esse trabalho apresentará como quando e onde surgiu o sistema internacional de unidades, para que ele surgiu e qual a sua importância para os profissionais que atuam na área de exatas, a fim de demonstrar o quão importante é esse sistema e o quanto ele esta presente em nosso cotidiano, veremos também as normas que regulamentam o uso do sistema de unidades no Brasil, bem como uma breve descrição das unidades de base e das unidades derivadas que compõem e formam esse sistema.

1 Introdução

O sistema internacional de unidades (SI) é utilizado no mundo todo por engenheiros, cientistas, matemáticos pesquisadores e outros profissionais, contendo sete grandezas base que medem tempo, massa, quantidade de substancia, quantidade luminosa, comprimento, temperatura termodinâmica e corrente elétrica, o SI é de fundamental importância nessas profissões, e com a engenharia civil não poderia ser diferente, os profissionais da área utilizam o SI em diversas situações do seu dia-a-dia profissional, por isso é importante que os engenheiro civis além de saber utilizar esse sistema saibam também como ele surgiu e qual o seu propósito (DANTE 2005).

O engenheiro civil é o profissional responsável por projetar e construir pontes, casas, edifícios e estradas, com uma formação embasada em física química e matemática, esse profissional se utiliza de cálculos para resolução de problemas que regem essa ilustre profissão, entretanto nem sempre as formulas cabíveis em determinadas situações são compatíveis com as grandezas que são conhecidas inicialmente, neste caso o SI entra em ação, para auxiliar o profissional a converter corretamente as grandezas em suas derivadas, obtendo assim maior precisão em seu resultado final (QUEIROZ, 2008).

Portanto, por meio do conteúdo relatado acima tem como problema de pesquisa: Quando surgiu o sistema internacional de unidades e qual sua utilidade na engenharia civil?

O objetivo geral dessa pesquisa é verificar quando surgiu o sistema internacional de unidades e qual sua utilidade na engenharia civil.

        Assim, têm-se como objetivos específicos: Compreender ahistória do Sistema Internacional de Unidades; Analisar a importância de um Sistema Unificado de Unidades.

O presente trabalho é importante, pois ele apresenta a importânciado Sistema Internacional de Unidades, servindo assim para adquirirmos um conhecimento maior e melhor sobre esse tema que é tão importante para todos nós, tanto na vida diária, quanto na vida profissional.

Neste trabalho conheceremos um pouco mais sobre o sistema internacional de unidades, sabendo como ele surgiu e como os engenheiros civis o utilizam ou pelo menos como deveriam utilizá-lo.

2 Referencial teórico

2.1 Engenharia

Segundo Queiroz (2008)engenharia é um conjunto de técnicas e conhecimentos que tem por objetivo contribuir para o relacionamento do homem com a natureza que se da através de vários setores que a abrangem, tais como, tecnologia, construção civil, construção de máquinas em série, ou de aparelhos a fim de prolongar a vida humana.

De certa maneira todos os seres humanos são engenheiros, pois, o engenheiro é aquele que busca soluções, desta forma, uma dona de casa que coloca um papel para calçar uma mesa, esta engenhando, assim como uma criança que brinca com peças de lego e monta uma estrutura, também está engenhando (HOLTZAPPLE E REECE 2012).

De acordo com Queiroz (2008) existem diversas áreas dentro da engenharia tais como: a mecânica, elétrica, naval, ambiental, química, nuclear, de produção, de computação, aeronáutica, entre muitas outras que visam melhorar ou sistematizar os conhecimentos em suas respectivas áreas, neste trabalho falaremos especificamente sobre a engenharia civilo uso que essa área de atuação faz do SI.

2.2 Engenharia Civil  

A história da engenharia civil perdura de milhares de anos atrás, e quando falamos sobre ela quase confundimos com a história da civilização e da sociedade moderna, entretanto antes do surgimento do engenheiro, surgiram especialistas em solucionar problemas, esse profissionais não se preocupavam com conhecimentos técnicos e teóricos preocupavam-se apenas em solucionar momentaneamente os problemas da época (BAZZO e PEREIRA, 2006).

Posteriormente com a preocupação em aumentar a durabilidade das construções baseado em conhecimentos técnicos, e aprofundados em matemática, surgiu o engenheiro, beneficiando- se da evolução da tecnologia e da álgebra, elevando as construções antes feitas sem nenhum estudo, a um novo patamar. O surgimento desse profissional levou a construção civil a um grande processo evolutivo, unindo conhecimentos físico-matemáticos com experimentos feitos em locais controlados, o gerou uma grande modernização na área da construção civil, que antes visava apenas a proteção dos seres humanos de eventuais ameaças naturais passou a visar também o conforto a praticidade e a locomoção que também passaram a ser prioridades de um engenheiro civil (BAZZO e PEREIRA, 2006).

Atualmente a engenharia civil esta diretamente ligada a quase tudo o que usamos em nosso dia-a-dia, na estrada pela qual nos locomovemos nos prédios e casas que residimos e trabalhamos nas redes de esgoto na água potável que bebemos aeroportos e tudo o que faz parte da natureza e foi modificado e modernizado pelo homem o engenheiro civil está relacionado, deixando muito clara a importância dessa profissão para o desenvolvimento da sociedade (QUEIROZ, 2008).

2.3 A importância de um Sistema Unificado de Unidades

Desde a origem da civilização, é que existe a necessidade de medir, entretanto, antigamente cada país, ou cada estado ou até mesmo cada região tinha seu próprio sistema de unidades ou seja, sua própria maneira de medir as coisas, mas isso causava muitos problemas, pois as medidas não tinham relação entre si, e os produtos eram comercializados de maneira desordenada. Então em 1789 o Governo Republicano Frances, pediu a academia de ciências da França que criasse um sistema de medidas baseado numa constante natural com as medições efetuadas ao meridiano terrestre, a partir daí foi criado, o Sistema métrico decimal que tinha inicialmente como base o metro, o litro e o quilograma, cem anos mais tarde, através do tratado diplomático esses sistema foi consagrado internacionalmente, determinando assim uma definição para o metro e o quilograma que foi adotada por todos os países membros (SOUSA, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (176 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com